Alceu Moreira confirma pré-candidatura do MDB em pelo menos dez cidades do Rio Grande do Sul

Alceu Moreira confirma pré-candidatura do MDB em pelo menos dez cidades do Rio Grande do Sul

Deputado disse que linhas de programas e discursos serão orientados por pesquisas quantitativas

Luiz Sérgio Dibe

Anúncio ocorreu após reunião da executiva estadual com coordenadores regionais do partido

publicidade

O presidente estadual do MDB, deputado federal Alceu Moreira, apontou nesta segunda-feira, após reunião da executiva estadual com coordenadores regionais do partido, que dos 15 maiores colégios eleitorais do Estado, o MDB conta até o momento com pré-candidatura própria a prefeito em 10 municípios: Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Rio Grande, Santa Maria, Viamão, Alvorada, Passo Fundo, Gravataí e Santa Cruz do Sul.

Segundo Moreira o partido mantém esforço para consolidar-se na disputa como cabeça de chapa em cidades consideradas polo, como Alegrete, Bento Gonçalves, Carazinho, Canguçu, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Lajeado, Santiago e Osório. O dirigente revelou que lideranças emedebistas trabalham na composição das diretrizes políticas que irão orientar um programa de "entregas" a ser apresentado para o eleitorado gaúcho.

"A população não tolera mais propostas de governo que não correspondem ao que é possível realizar. A reação contra os discursos vazios vem forte, de forma imediata pelas redes sociais e, por isso, precisamos estar atentos. Para fazermos o diálogo com a população, devemos ter a máxima clareza sobre suas expectativas", sustentou.

Alceu Moreira disse que o trabalho de elaboração das linhas de programa e de discurso será orientado por pesquisas quantitativas que serão aplicadas para tentar entender e compilar as principais demandas da sociedade na atualidade. "Somos um partido que está localizado no centro, entre as ideologias de direita e esquerda. Por isso, devemos adotar a linha da valorização ao uso do capital, com responsabilidade social. O Estado tem que participar como instrumento de mediação entre os interesses da sociedade e permitir que o setor privado tenha capacidade competitiva e liberdade para o empreendedorismo", resumiu.

O presidente do MDB também citou a necessidade de cautela durante o período da janela de transferências partidárias, período definido pela Justiça eleitoral para as migrações sem contestação legal. "Decidimos mapear a movimentação da janela, observando quem sai e quem entra no partido, para posteriormente a esta movimentação prosseguirmos com o planejamento das nominatas para vereador", explicou. A janela prossegue aberta até o próximo dia 3 de abril.

Moreira anunciou que o partido pretende apresentar candidaturas majoritárias no maior número de municípios possível, sobretudo naqueles com estruturas de comunicação em rede regional de televisão, sob o entendimento que a propaganda eleitoral de TV permanece importante para a comunicação do pleito municipal. Ele antecipou que o coordenador das ações nesta etapa será o prefeito de Gravataí, Marco Alba.

Ouça:

 

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895