ANJ pede investigação de ataque hacker a jornalista do Estadão

ANJ pede investigação de ataque hacker a jornalista do Estadão

Andreza Matais foi alvo de ofensiva após publicação de reportagem do veículo

AE e Correio do Povo

publicidade

A editora-executiva de Política e chefe da sucursal de Brasília do Estadão, Andreza Matais, foi alvo de um ataque de hacker na noite dessa quarta-feira. A conta da jornalista do portal Gov.BR foi invadida - o site reúne serviços para o cidadão e dados pessoais dos usuários, incluindo a declaração do Imposto de Renda.

Hackers trocaram a senha da acesso da jornalista e exigiram dinheiro para não divulgarem informações de seu Imposto de Renda. A ofensiva ocorreu após o Estadão publicar reportagem em que mostra como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou para liberar empréstimo e interferir na eleição da Argentina. A informação foi revelada pela colunista do jornal Vera Rosa.

Em nota nesta sexta-feira, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) afirmou que espera a imediata apuração da invasão da conta pessoal da jornalista. "Além de exigir a investigação e responsabilização dos invasores, a ANJ repudia veementemente a tática extremista, independentemente do viés ideológico, de ofender e tentar desqualificar e intimidar via redes sociais jornalistas profissionais, em particular mulheres", destacou a organização. 

Nas redes sociais, Andreza também passou a ser alvo de ataques após compartilhar a reportagem em seu perfil no Twitter. De acordo com a reportagem publicada pelo Estadão, Lula agiu para que os países-membros do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) aprovassem a transferência de US$ 1 bilhão diretamente para o FMI, em nome da Argentina. O Palácio do Planalto entrou em contato com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que é governadora do Brasil no CAF.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895