Após 19 horas, peritos concluem exumação de Jango

Após 19 horas, peritos concluem exumação de Jango

Corpo deve seguir de avião de São Borja para Brasília na manhã desta quinta-feira

Fernanda Pugliero / Correio do Povo

Corpo deve seguir de avião de São Borja para Brasília na manhã desta quinta-feira

publicidade

A exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, o Jango,  terminou por volta das 2h desta quinta-feira no Cemitério Jardim da Paz de São Borja, na Fronteira Oeste. O processo, inicialmente previsto para ser concluído em na tarde dessa quarta-feira, durou 19 horas.

Ao deixar o cemitério nesta quinta, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, reconheceu que houve erro na divulgação da informação. "Nos precipitamos em afirmar que a exumação teria hora para acabar. Os própros peritos haviam me alertado que é impossível garantir o tempo que será gasto neste tipo de trabalho já que nunca se sabe o que vai se encontrar", afirmou.

Mais cedo, em rápida declaração à imprensa, ela negou que tenham havido erros durante o processo de exumação. “Os peritos tiveram êxito na localização do esquife do presidente e estão fazendo todo um trabalho seguindo um protocolo ético e científico para a manutenção das comprovações que a perícia objetiva”, afirmou. Ela descartou a possibilidade de que os peritos tivessem aberto a urna funerária errada. Há nove corpos enterrados no mausoléu da família Goulart, quatro de um lado e cinco de outro.

Remarcada para acabar a meia-noite, a exumação foi finalizada às 2h07min, quando os 12 peritos de quatro nacionalidades diferentes assinaram a Ata de Exumação e o documento de Entrega de Restos Mortais.

Os familiares do ex-presidente estiveram no cemitério ao longo de todo o dia. Durante a madrugada, quando o caixão finalmente foi retirado do mausoléu, os parentes ficaram muito emocionados. Eles deixaram o cemitério sem falar com a imprensa. Os peritos também saíram do local sem dar entrevistas.

O transporte de São Borja até Brasilia, que seria feito por avião durante a tarde, acabou transferido para a manhã desta quinta-feira, já que o aeroporto local não funciona à noite. Chegou a se cogitar a possibilidade de realizar o translado por via terrestre até Santa Maria, com um comboio da Brigada Militar, de onde partiria de avião para Brasília. Como a demora foi maior do que o previsto, essa hipótese acabou descartada.

A previsão é que um voo direto leve os restos mortais do ex-presidente para Brasília na manhã desta quinta-feira. Outro avião deve deixar a cidade com familiares e autoridades em direção a Santa Maria, de onde parte para a Capital Federal ainda durante a manhã. Apesar do atraso, a cerimônia com honras de Estado em Brasília, marcada para as 10h, está mantida. 

Veja fotos:


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895