Assembleia Legislativa retornará sessões híbridas

Assembleia Legislativa retornará sessões híbridas

Próxima sessão, que irá discutir a PEC do Plebiscito, já ocorrerá de forma mista

Flávia Simões*

Em 2019, proposta do mesmo teor foi vetada pelo governador Eduardo Leite (PSDB)

publicidade

 A Assembleia Legislativa deverá retornar às sessões híbridas na próxima terça-feira. Na ocasião, entrará em pauta a PEC 280, de autoria do deputado Sérgio Turra (PP) que trata da retirada do plebiscito para venda da Corsan, Banrisul e Procergs. A Casa estava em sistema de votações virtual desde a retomada dos trabalhos, em fevereiro, em função do aumento do número de casos da Covid-19. Em dezembro de 2020, o sistema híbrido foi implementado e durou cerca de um mês.

 A retomada das sessões híbridas era pleito de alguns parlamentares devido a problemas encontrados nas sessões virtuais, como falhas na conexão. A informação foi dada pelo presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), antes do início da sessão desta terça-feira.

Quase dois séculos de história

A Assembleia Legislativa completou 186 anos nesta terça-feira. "É uma Casa com quase dois séculos de existência, isso mostra a importância da Assembleia", felicitou Gabriel Souza. Ele ainda relembrou que durante a ditadura militar, a Assembleia foi o único órgão legislativo estadual que se manteve aberto, "o que mostra a resiliência do povo gaúcho e todas suas qualidades''. 

"Eu comecei com 14 anos na militância política, no grêmio estudantil da minha escola e, depois, na juventude do meu partido MDB. Eu quase nunca, só depois do processo eleitoral, imaginei ser membro dessa Casa e ainda mais presidi-la. Vir na Assembleia Legislativa era uma aventura para alguém da Tramandaí, naquela fase, e hoje estou com muito orgulho presidindo o Parlamento", recapitulou.  

No dia do seu aniversário, a Assembleia Legislativa ingressou no STF para garantir o retorno das aulas presenciais e a inclusão de professores e trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, como uma forma de demonstrar apoio ao poder Executivo. O Parlamento gaúcho foi fundado em 20 de abril de 1835.

*Sob supervisão de Mauren Xavier
 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895