Baleia Rossi diz que MDB coloca como prioridade reeleição de Melo em Porto Alegre

Baleia Rossi diz que MDB coloca como prioridade reeleição de Melo em Porto Alegre

Presidente nacional do partido está na Capital para evento e vê prefeito como "liberal, mas com preocupação social"

Felipe Nabinger

Baleia Rossi veio a Porto Alegre para evento do partido sobre educação e falou sobre reeleição de Melo

publicidade

Em visita a Porto Alegre nesta quinta-feira, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), destacou a importância do partido seguir à frente da prefeitura da capital gaúcha e chamou de "prioridade partidária" a reeleição de Sebastião Melo em 2024.

"Porto Alegre para nós é um modelo de adminsitração do MDB. Melo tem o jeito do partido, tem história no MDB. É um cara espontâneo que é liberal, mas tem uma preocupação social muito grande. Vamos colocar como prioridade a reeleição do Melo", afirmou Baleia em entrevista ao Correio do Povo na Assembleia Legislativa, após encontro com o presidente do parlamento Vilmar Zanchin.

Mas o projeto para o próximo pleito não fica só na cabeça de chapa. O dirigente emedebista enfatizou o trabalho de Ricardo Gomes (PL), vendo como natural a repetição da chapa eleita em 2020. Mais cedo, ele esteve com Melo e Nunes no Paço Municipal.

"Cada estado temos alianças partidárias. Aqui temos uma aliança mais de centro e centro-direita que se mostrou vitoriosa na última eleiçao. Portanto há sinalização positiva da manutenção", afirmou.

Baleia traçou um paralelo com São Paulo. Na capital paulista, o emedebista Ricardo Nunes, que assumiu a prefeitura após a morte de Bruno Covas (PSDB), deve disputar a eleição municipal visando permanecer no cargo com apoio desse espectro político.

Em 2020, o MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em capitais, em um total de cinco. Além de Porto Alegre, foram eleitos emedebistas em Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Teresina (PI).

"Página virada"

O presidente do MDB trata como "página virada" os embates internos que envolveram as eleições do ano passado, onde entes do partido levantaram-se contra a decisão de apoiar Eduardo Leite (PSDB), mesmo tendo Gabriel Souza (MDB) como vice.

"Temos aqui 137 prefeitos, quase um terço dos prefeitos são do MDB. Temos o prefeito da capital, que é a grande cidade do Estado. Quando você é muito grande, tem dificuldades e debates mais calorosos. Isso aconteceu na última eleição de forma democrática, aberta e respeitosa. A força do MDB está na unidade. Se quisermos fazer qualquer tipo de imposição, o partido perde a sua característica", avalia Baleia.

Baleia veio a Capital para o lançamento do programa  Educação do Futuro, da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), presidida nacionalmente pelo deputado federal gaúcho Alceu Moreira.

O projeto, apresentado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, na tarde desta quinta-feira, traz uma série de diretrizes para políticas públicas de gestores e lideranças do MDB na área da educação. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895