person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Brasil pode ser parte da solução global para crise energética, diz Joaquim Leite

Ministro do Meio Ambiente afirma que país é uma superpotência verde

| Foto: Ruben Naftali / Secom / CP

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participa da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27). No evento, que ocorre no Egito, o integrante do governo destaca o papel do Brasil no cenário climático e energético a nível internacional. Segundo Leite, o país é um exemplo para o mundo, com 85% de sua matriz elétrica renovável. 

O chefe da pasta ressalta que o mundo enfrenta hoje uma crise no ramo da energia e afirma que o Brasil pode ser parte da solução para enfrentar o problema. "O país tem uma matriz plural, diferente dos outros países. O que nós trouxemos dessa conferência aqui no Egito, na COP 27, é o Brasil das energias verdes. Que é isso? Biomassa, solar, eólica. Isso tudo em terra", aponta. 

Leite considera o país hoje já uma superpotência verde. "O Brasil traz aqui para essa Conferência do Clima um Brasil real, um Brasil que já produz com a menor pegada de carbono do mundo, um Brasil que já produz energia com 85% dessa matriz renovável", ressalta. 

O Brasil, conforme Leite, deve mostrar seu potencial de contribuição no projeto de um planeta mais sustentável, mas o evento também tem que ser utilizado para lembrar as promessas de outros países na cooperação na luta a favor do meio ambiente. "O Brasil chega cobrando dos países desenvolvidos o financiamento que foi comprometido há vários anos e que até hoje não virou realidade para os países em desenvolvimento. Os números já passam de um trilhão de dólares de financiamento para que a gente possa criar uma nova economia verde e neutra de emissões", analisa. 

Correio do Povo