Buscando apoio do PL, Leite visita Cherini em Brasília

Buscando apoio do PL, Leite visita Cherini em Brasília

Encontro tratou do repasse de mais de R$ 200 milhões da bancada gaúcha, que tem deputado como líder

Felipe Nabinger

Cherini recebeu Leite em seu gabinete em Brasília.

publicidade

O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) esteve em Brasília e visitou o líder da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, deputado federal Giovani Cherini (PL), nesta quarta-feira. Oficialmente, o assunto tratado no gabinete do deputado foram os recursos destinados ao RS nas áreas da agricultura, saúde e segurança pública. No entanto, Leite tenta trazer o liberais de volta para o governo estadual, após tê-lo como adversário no último pleito, quando Onyx Lorenzoni foi seu rival na disputa pelo Piratini. Cherini é presidente estadual da sigla.

"Nós vencemos a eleição e o PL elegeu uma bancada importante na Assembleia Legislativa, com cinco parlamentares. Temos todo interesse e disposiçãode dialogar", disse Leite, ainda em Porto Alegre, na terça-feira, após anunciar a permanência de Artur Lemos (PSDB) à frente da Casa Civil. Conforme o governador reeleito, da conversa com Cherini seria possível entender a possibilidade de avançar na costura política com a sigla.

"Termos nos enfrentado no processo eleitoral não será problema se tivermos convergência no projeto para o Estado", afirmou, ainda comparando a situação com a do MDB no seu primeiro mandato. Em 2018, após vencer José Ivo Sartori, Leite trouxe os emedebistas para a base governista.

A bancada do PL na Assembleia conta com cinco deputados eleitos, incluindo Rodrigo Lorenzoni, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo na gestão de Leite. Na noite de segunda-feira, os deputados liberais eleitos reuniram-se na casa de Cherini e deliberaram pela independência, não aderindo à base. Mesmo assim, o governador que toma posse no ano que vem não desiste de contar com o apoio da bancada.

Recursos federais

"O RS está acima das nossas diferenças. Como líder da bancada gaúcha, temos uma relação muiro próxima como governo e com o Estado", disse Cherini ao enumerar recursos de bancada para agricultura, saúde e segurança pública, que ultrapassam os R$ 200 milhões, em vídeo divulgado em rede social (assista abaixo). 

Cherini, no entanto, evitou falar sobre a insistência do futuro governo em contar com o PL. O deputado reforçou que, em âmbito federal, não haverá oposição à gestão de Leite e que questões pontuais do governo do RS não passariam por ele. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895