Câmara aprova projeto que proíbe máscaras nos protestos

Câmara aprova projeto que proíbe máscaras nos protestos

Texto da vereadora Mônica Leal recebeu 21 votos favoráveis no legislativo de Porto Alegre

Correio do Povo

Projeto de lei recebeu 21 votos favoráveis

publicidade

Após três horas de votação, os vereadores de Porto Alegre aprovaram na tarde desta quarta-feira o projeto de lei que proíbe os cidadãos de utilizarem máscaras ou qualquer meio capaz de ocultar o rosto em manifestações públicas na Capital. Vinte e um vereadores votaram a favor do texto, outros dez foram contra o projeto e houve ainda cinco abstenções.

O projeto determina ainda que o direito constitucional à participação em reunião pública para manifestações de pensamento será exercido de forma pacífica, sem o porte ou uso de quaisquer armas, e mediante aviso prévio à autoridade policial. O projeto especifica ainda que são consideradas armas as de fogo ou brancas, pedras, bastões, tacos e similares.

A emenda nº 1, do PT, solicitando a supressão do inciso IV (que determina o aviso prévio das manifestações à autoridade policial), foi retirada pela própria bancada. No final, os partidos de oposição lançaram notas condenando a aprovação do projeto, entendendo que a proibição fere os direitos individuais do cidadão.

A autora do projeto, a vereadora Mônica Leal (PP) disse ter feito a sua parte legisladora. Segundo ela, a pessoa que fizer isso (usar algo que oculte o rosto) poderá ser retirada pela autoridade policial. "Vai colocar uma trava nas manifestações violentas", finalizou. Mônica afirmou ainda que “segurança é uma obrigação de todo o governante para oferecer o direito de ir e vir à população, e segurança se faz com prevenção e discussão permanente”.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895