Câmara convida Levy a explicar bloqueio das contas do RS

Câmara convida Levy a explicar bloqueio das contas do RS

Parlamentares gaúchos dizem que o governo federal trata de forma "pouco republicana" o Estado

AE

Caso Levy não atenda a solicitação dos deputados em 15 dias, a comissão poderá transformar o convite em convocação

publicidade

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, um convite para que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, venha ao colegiado explicar a situação financeira de Estados, em especial as contas bloqueadas do Rio Grande do Sul. Caso Levy não atenda a solicitação dos deputados em 15 dias, a comissão poderá transformar o convite em convocação.

Os parlamentares gaúchos dizem que o governo federal trata de forma "pouco republicana" o Rio Grande do Sul, que já teria pago sua dívida com a União. Eles reclamam que o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), teria ficado "um dia inteiro aguardando por uma agenda" no Ministério da Fazenda.

"Uma dívida que, do nosso ponto de vista, já foi paga há muito tempo. Juros absurdos que o governo cobra do Estado. E também de uma necessidade de discutirmos o encontro de contas em razão de que a União nos deve e não nos paga. E nos exige o pagamento em dia daquilo que hoje não temos a condição de fazer", afirmou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) por meio de nota.

A crise financeira do RS
No dia 11 de agosto, o governador José Ivo Sartori determinou o pagamento dos servidores, salários de julho. Com isso, a parcela da dívida da União ficou sem ser paga, o que gerou o bloqueio das contas do Estado. Sartori viajou para Brasília com o objetivo de conversar com o secretário do Tesouro e com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o que acabou não ocorrendo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895