Câmara de Nova Santa Rita rejeita arquivar processo contra vereador que agrediu cinegrafista

Câmara de Nova Santa Rita rejeita arquivar processo contra vereador que agrediu cinegrafista

Em janeiro, Eliel Antônio Alves da Silva (PRTB) agrediu um cinegrafista nas proximidades de acampamento contrário ao resultado eleitoral em Porto Alegre

Rafael Renkovski*

publicidade

A Câmara Municipal de Nova Santa Rita rejeitou o relatório da comissão que investiga a conduta do vereador Eliel Antônio Alves da Silva (PRTB), que agrediu um cinegrafista no início de janeiro em Porto Alegre. O relatório pedia o arquivamento do caso, que é de autoria de Odegar Mendes Raymundo, vereador do mesmo partido de Eliel. 

A votação, que ocorreu na sessão da noite de quarta-feira, contou com 5 votos contrários ao arquivamento, dos vereadores Paulinho da Ambulância (PTB); Andréia Margarete (PT); Débora Oliveira (MDB); Leonardo Vieira (PDT); e Ieda Bilhalva (MDB); e 4 votos favoráveis, dos vereadores Jocelino Rodrigues (Republicanos); Odegar Mendes; Silvio Almeida (PP); e do próprio Eliel.

A partir da rejeição do arquivamento, a comissão, que é formada pelos vereadores Jocelino Rodrigues, Odegar Mendes e Ieda Bilhalva, seguirá os trabalhos.

Relembre o caso

No dia 3 de janeiro de 2023, uma equipe de reportagem da RDC TV foi abordada, em um acampamento próximo à sede do Comando Militar do Sul, no Centro de Porto Alegre, por manifestantes contrários aos resultados das eleições presidenciais de 2022. A repórter da emissora, Thai Barbosa, gravava um vídeo quando foi possível flagrar o vereador Eliel Antônio Alves da Silva agredindo o cinegrafista Jocemar Silva.

Processo de cassação

No dia 22 de fevereiro, a Câmara de Nova Santa Rita aprovou a abertura de processo de cassação do vereador, por quebra de decoro parlamentar. Os nomes dos integrantes da comissão foram sorteados.

O pedido de perda de mandato foi protocolado pelo presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc/RS), Rodrigo Ziebell e, na Casa, pelos presidentes das bancadas do PT, PDT e MDB.

*Supervisão Mauren Xavier


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895