Câmara de Porto Alegre aprova moção de apoio ao pedido de impeachment de Lula

Câmara de Porto Alegre aprova moção de apoio ao pedido de impeachment de Lula

Vereadores alegam que o presidente atenta contra o Estado Democrático de Direito

Correio do Povo

publicidade

A Câmara de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira, uma moção de apoio ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) movido pelo deputado federal gaúcho Ubiritan Sanderson (PL). Na Câmara, a proposta, de autoria dos vereadores Comandante Nádia (PP), Mônica Leal (PP) e Fernanda Barth (Podemos), Alexandre Bobadra (PL), Pablo Melo (MDB), Ramiro Rosário (PSDB) e Jessé Sangalli (Cidadania), foi aprovada com 14 votos favoráveis e 12 contrários. 

Segundo os vereadores, as falas do presidente Lula, na Argentina, em que se referiu ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT) como um "golpe"; bem como o uso da mesma palavra em um texto no site oficial da Presidência da República, seriam "falácias que atacam de sobremaneira a democracia brasileira" e o presidente, ao usar deste discurso, estaria atentando contra o Estado Democrático de Direito, além de "proceder de modo incompatível com a honra, a dignidade e o decoro inerentes ao cargo que exerce em nome do povo brasileiro". Justificando, portanto, a instauração de um processo de impeachment. 

A aprovação da moção foi comemorada pelos proponentes e criticada pelos vereadores de oposição, que afirmam que a "votação (da moção) não expressa a vontade popular." 

Em seu twitter, Sanderson agradeceu o apoio. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895