Cairoli sobrevoa áreas atingidas na região do Caí e propõe projeto para contenção de cheias

Cairoli sobrevoa áreas atingidas na região do Caí e propõe projeto para contenção de cheias

Governador em exercício se reuniu com prefeito de São Sebastião do Caí e com Defesa Civil

Correio do Povo

Governador em exercício José Paulo Cairoli sobrevoou áreas atingidas do Caí nesta sexta

publicidade

Após sobrevoar as áreas atingidas na região do Caí, o governador em exercício José Paulo Cairoli se reuniu, nesta sexta-feira, com o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, para discussão da criação de um projeto para contenção de cheias. A região foi uma das mais afetadas devido às chuvas desta semana. Os representantes da Defesa Civil municipal e estadual também participaram do encontro.

O projeto seria em benefício dos municípios de Harmonia, Montenegro, Pareci Novo e São Sebastião do Caí. O assunto já era tratado pela Metroplan e o presidente Pedro Bisch Neto informou que em 2013 havia sido elaborado um estudo pelo órgão. Em 2015, este mesmo trabalho foi entregue por Cairoli ao ministro Kassab, que intermediou um pedido para inclusão no orçamento da União, entretanto, por necessidade de adaptações técnicas focadas na questão ambiental, é preciso que seja feito um novo estudo.

Com o propósito de dar continuidade ao processo, Cairoli colocou-se à disposição da região para realização da mediação junto a bancada federal gaúcha e aos ministérios competentes para a viabilização da captação de recursos para realização do estudo. “Se as comunidades desta região estão preocupadas, o estado também está. Tendo em vista a quantidade de pessoas afetadas, podemos unir forças com os quatro municípios envolvidos e mediar uma comunicação eficiente com os ministros e deputados, sensibilizando sobre a necessidade de priorização deste pleito, via emendas parlamentares ou então sua inclusão no orçamento”.

O prefeito Lauermann considera que a este estudo é a prioridade da região. “Sabemos das dificuldades dos municípios e da União, mas a efetivação deste projeto, se não solucionar totalmente, pelo menos poderá minimizar os danos, em outras situações como esta”.

Nesta sexta-feira o nível do rio já diminuiu, mas segue cheio com a marca de 11,50 metros. A expectativa do prefeito é que de as famílias afetadas possam voltar para suas casas até o final da próxima semana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895