Camilo Santana será ministro da Educação do governo Lula

Camilo Santana será ministro da Educação do governo Lula

Presidente eleito optou, ainda, por Izolda Cela, atual governadora do Ceará, para comandar a Secretaria da Educação Básica

R7

Na segunda-feira, teste de Camilo Santana (PT) havia dado negativo, mas governador apresentou sintomas ao longo da semana

publicidade

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) como ministro da Educação do novo governo. O petista também definiu que a atual governadora do Ceará, Izolda Cela, ficará na Secretaria da Educação Básica da pasta.

A decisão foi feita em reunião nesta segunda-feira (19) em Brasília. Além de Lula, estavam presentes o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas, e também a atual governadora Izolda Cela.O nome de Izolda, que era do PDT e deixou o partido este ano, não agradou uma ala do PT. Sua ligação com fundações privadas que apoiam a educação também passou a ser questionada pelo fogo amigo. Segundo fontes, Lula queria Camilo na Educação, mas o cearense preferia o Desenvolvimento Regional. Não havia, no entanto, espaço para dois do Ceará no comando de ministérios. 

Presente à reunião, Izolda compreendeu a situação política e disse a interlocutores que ficou confortável na Secretaria da Educação Básica, área em que atua há décadas como secretária de Sobral (CE) e também do estado. O MEC cuida também do ensino superior e da pós graduação. Santana se junta ao time de primeiro escalão já anunciado por Lula. São eles: Fernando Haddad na Fazenda, José Múcio Monteiro na Defesa, Margareth Menezes na Cultura, Rui Costa na Casa Civil e Mauro Vieira nas Relações Exteriores. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895