Campanha do Agasalho de Porto Alegre tem meta de arrecadar 270 mil peças

Campanha do Agasalho de Porto Alegre tem meta de arrecadar 270 mil peças

Mobilização começa oficialmente no final de abril, mas teve seu pré-lançamento na manhã desta sexta

Henrique Massaro

Marchezan assinou o decreto que regulamenta a responsabilidade dos grandes geradores de resíduos

publicidade

Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupa, a Campanha do Agasalho de Porto Alegre 2019 poderá ser acompanhada pela população. Uma piscina de bolhinhas gigantes será montada em frente ao Paço Municipal e cada item que for doado será representado por uma bolinha colocada no local pela prefeitura. O objetivo é garantir uma adesão popular ainda maior e, possivelmente, ultrapassar o número desejado de doações.

A mobilização começa oficialmente no final de abril, mas teve seu pré-lançamento na manhã desta sexta-feira, com o intuito de já começar as arrecadações e possibilitar que entidades que não foram contempladas nas edições anteriores, possam se cadastrar para receber agasalhos este ano. O secretário de Comunicação do município, Orestes de Andrade Júnior, disse que a ideia de antecipar a campanha e ampliar a meta com relação ao ano passado – em 2018 foram arrecadadas 256 mil peças de roupa, distribuídas entre 51 mil pessoas e 130 entidades – se dá por uma exigência do inverno, que este ano tende a ser ainda mais rigoroso.

“Vamos ter quatro meses de campanha, ela começa no início de abril justamente para, quando começar o frio, já termos agasalho para população que necessita”, explicou.

De acordo com ele, o Executivo acredita ser possível alcançar as 270 mil doações e, inclusive, ultrapassar este número. Um dos motivos é que a mobilização já foi iniciada com uma quantidade significativa de arrecadações. Foram 26 mil agasalhos doados pela Fraport, fazendo com que a campanha já comece com saldo. Outro ponto é que, este ano, a iniciativa ganhou uma nova cara. Além da piscina de bolinhas que será montada após o lançamento oficial, os materiais informativos em 2019 buscam chamar mais a atenção da população.

“Ainda vamos apelar para a solidariedade dos porto-alegrenses, mas queremos uma campanha para cima e que a população em, uma campanha grande, de quatro meses, acompanhe essa doação semana a semana”, comentou o secretário.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior salientou a importância de a mobilização já começar com uma doação de 26 mil agasalhos, que, além de ser positiva para as pessoas que vão recebê-los, vai representar em uma escola pintada – a Coca Cola havia se comprometido de pintar uma instituição após as primeiras 25 mil doações.

O chefe do Executivo também disse que a campanha mostra a importância de cada cidadão “prefeitar”, ou seja, fazer a sua parte ajudando o município e o próximo. “A Campanha do Agasalho é um grande símbolo de que todos nos podemos cumprir algum papel na mudança da nossa cidade”, destacou.

Além de ampliar o número de doações, a prefeitura pretende aumentar o número de entidades beneficiadas. Instituições que desejem ser contempladas, que gostariam de se tornar pontos de coleta ou ajudar na mobilização podem entrar em contato pelo e-mail campanhadoagasalho2019@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3289-2321. Doações já podem ser feitas no Paço Municipal e em todos as sedes de órgãos municipais. A Campanha do Agasalho 2019 vai até o dia 15 de agosto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895