Candidaturas contra o preconceito ganham espaço no Brasil

Candidaturas contra o preconceito ganham espaço no Brasil

Estado do Amazonas tem apenas um representante LGBTT: Gerson Neto, do PRB

Correio do Povo

Gerson Neto defende os direitos LGBTT em Manaus

publicidade

Levantamento do site Congresso em Foco mostra um aumento nas candidaturas que defendem os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Serão mais de cem candidatos a veredadores em todo o Brasil nas eleições 2012. No Amazonas, porém, existe apenas um representante: Gerson Neto, que concorrerá pelo PRB de Manaus.

Gerson Neto tem uma produtora de eventos e marketing. Ele trabalhou nos últimos oito anos em ações sociais para o público homossexual. O candidato se filiou ao partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus e tem como plataforma de campanha a criação de um centro de apoio ao público LGBT na capital do Amazonas.

A pesquisa do Congresso em Foco indica onze candidatos que levantam a bandeira LGBT no Rio Grande do Sul. Três deles irão concorrer em Porto Alegre. Ao Congresso em Foco, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, afirmou que o número de representantes pode aumentar para 150, pois a associação busca outros candidatos.

Ele avalia que isso mostra diminuição do preconceito no país e união dos movimentos pelos direitos dos homossexuais. A ABGLT foca seu apoio nos candidatos que buscarão leis que coíbam a discriminação e defendam a criminalização da homofobia.

Em Porto Alegre, concorre Glória Crystal (PMDB), transexual que tenta uma vaga na Câmara de Vereadores da Capital. "Existem candidatos que não são gays e levantam a bandeira LGBT, mas depois de eleitos não fazem nada, pois não é prioridade. Só quem sofre com o preconceito sabe como é", garante ela, que já concorreu ao Legislativo estadual no último pleito.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895