"Capítulo mais sombrio da história alemã", se posiciona Embaixada da Alemanha após vídeo de Alvim
capa

"Capítulo mais sombrio da história alemã", se posiciona Embaixada da Alemanha após vídeo de Alvim

Secretário foi exonerado após repercussão de vídeo com frases de ministro de Hitler

Por
AE

Embaixada da Alemanha repudiou manifestação de Roberto Alvim

publicidade

A embaixada da Alemanha em Brasília utilizou sua conta oficial no Twitter para comentar as recentes falas do secretário de Cultura, Roberto Alvim, que parafraseou discurso do ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels. O perfil da embaixada publicou nota em que classifica o período nazista como o "mais sombrio da história alemã", e ainda disse que se opõe a "qualquer tentativa de banalizar ou mesmo glorificar a era do nacional-socialismo", como era formalmente chamado o regime nazista.

"O período do nacional-socialismo é o capítulo mais sombrio da história alemã, trouxe sofrimento infinito à humanidade. A Alemanha mantém sua responsabilidade. Opomo-nos a qualquer tentativa de banalizar ou mesmo glorificar a era do nacional-socialismo", publicou a embaixada.

 

Exoneração 

Após a repercussão negativa de um vídeo publicado para divulgar o Prêmio Nacional das Artes, Alvim foi exonerado pelo Palácio do Planalto. Na gravação, o diretor de teatro citou falas semelhantes a um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler.

Após manifestações de diversos setores e autoridades, em publicação no Facebook, o secretário afirmou que colocou o cargo à disposição do presidente Jair Bolsonaro.