Chefes de Estado e autoridades de 12 países já confirmaram presença na posse de Lula, diz transição

Chefes de Estado e autoridades de 12 países já confirmaram presença na posse de Lula, diz transição

Nicolás Maduro, da Venezuela, não foi convidado porque Brasil não mantém relações diplomáticas com o país

R7

publicidade

A coordenação da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou, nesta quarta-feira (7), que ao menos 12 chefes de Estado e autoridades de outros países já confirmaram presença no evento, marcado para 1º de janeiro de 2023.

São eles: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal, Timor Leste e o rei da Espanha. 

A Venezuela não foi convidada formalmente para a posse, segundo o embaixador Fernando Luis Lemos Igreja, mas que a transição estuda uma saída diplomática para convidar o presidente do país, Nicolás Maduro.

"Os convites foram feitos aos países com os quais o Brasil tem relação diplomática. O atual governo suspendeu as relações com maduro, então não foi possível transmitir esse convite dessa forma, mas a situação está sendo tratada para que possamos transmitir o convite ao presidente Maduro", explicou.

Posse de Lula

A posse deve começar por volta de 14h do dia 1º de janeiro de 2023. O presidente eleito deve desfilar no tradicional Rolls Royce presidencial com a primeira-dama. Lula seguirá com Janja para uma cerimônia no Congresso Nacional, onde discursa e faz um juramento à Constituição Federal. 

Depois sairá pela rampa do Congresso, voltará ao Rolls Royce e seguirá para o Palácio do Planalto, para subir a rampa e fazer a entrega da faixa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895