Cinco cidades participarão de programa de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Cinco cidades participarão de programa de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Pelotas e Porto Alegre assinaram termo de cooperação

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Cinco cidades participarão de programa de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

publicidade

*Com informações dos repórteres Cláudio Isaías e Gabriel Jacobsen 

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, apresentou nesta quinta-feira o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Estado (SIM / RS), iniciativa que tem como objetivo construir uma gestão compartilhada de informações para o combate à violência. As primeiras cinco cidades a assinar o termo de cooperação foram Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Pelotas e Porto Alegre. 

Em seu discurso, Schirmer colocou que é preciso combater os pequenos crimes e citou como exemplo roubo de flores e depredação de patrimônio público. Além disso, o secretário destacou a importância de combater o comércio de drogas e de dar visibilidade à polícia, que deve aparecer para a população. 

Sem citar a necessidade de melhorar o sistema prisional, Schirmer informou que o índice de reincidência de presos no Rio Grande do Sul é de 69% e que esse número pode ser diminuído com educação, trabalho e religiosidade. "O pouco de cada um pode revelar o muito de todos", afirmou o secretário. 

O SIM é fundamentado em cinco vetores: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. A gestão do sistema será centralizada em um escritório específico, que será presidido por Schirmer e será integrado por representantes titulares dos órgãos que compõe a iniciativa. 

A troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública será feita com base em compartilhamento de bancos de dados e na abertura de canais interinstitucionais permanentes de comunicação. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895