Comissão que acompanhará imunização no RS começará os trabalhos na segunda-feira

Comissão que acompanhará imunização no RS começará os trabalhos na segunda-feira

O propósito é auxiliar o Estado na agilidade ao processo de aquisição das vacinas

Flávia Simões*

A Comissão será presidida pelo deputado Pepe Vargas (PT)

publicidade

A Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa que acompanhará o processo de imunização no Estado irá iniciar seus trabalhos já na próxima semana. O deputado Pepe Vargas (PT) irá coordenar o grupo e deverá apresentar, na segunda-feira, o plano de trabalho para ser aprovado para os demais integrantes da Comissão. A proposta no plano será, segundo Vargas, uma análise de quais vacinas, além das que já estão sendo aplicadas, que já estão em fase de estudos que permitem o uso e realizar uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB) para ver o patamar de contato que ele fez para a aquisição das doses.

Além disso, prentende-se analisar outras ações que já estão sendo tomadas no país, como a do consórcio de governadores do nordeste. Segundo o deputado, o objetivo é "pactuar para que já na semana que vem se colocar em prática" as ações do grupo. Complementou afirmando que o papel da Comissão é auxiliar o Estado na agilidade ao processo de aquisição das vacinas. 

Devido ao atual estado de calamidade na saúde pública e privada e no aumento expressivo de casos, o colegiado tem o prazo de 30 dias para concluir suas atividades. O deputado reforçou também que a Assembleia deu uma importante contribuição ao combate ao novo coronavírus ao aprovar a autorização para que o Executivo compre vacinas. “Diante das dificuldades de a União assumir isso de forma eficaz e ágil, o Rio Grande do Sul tem como buscar os meios de proteger sua população”, apontou. 

Apelo à população

O presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), lembrou que Comissão terá papel fundamental neste momento, mas que o acompanhamento da vacinação é uma tarefa dos 55 deputados e das 17 bancadas que integram a Casa “dado o interesse público do assunto”. Gabriel Souza defendeu a unidade dos parlamentares no enfrentamento à pandemia, especialmente, no atual estágio. “A hora é de união de esforços, independente de ideologia e sigla partidária. Estou muito impactado com os relatos que venho recebendo de prefeitos, diretores de hospitais e de cidadãos desesperados por leitos para familiares”, revelou.

O presidente do Parlamento fez também um apelo à população gaúcha: “se pudesse fazer um pedido aos gaúchos, pediria que observassem as restrições sanitárias e cumprissem as orientações dos especialistas. Não é brincadeira. A situação é muito grave”, alertou.

Composição

A Comissão de Representação Externa será integrada pelos deputados Pepe Vargas (PT), Patrícia Alba (MDB), Aloísio Classmann (PTB), Vilmar Lourenço (PSL) e Frederico Antunes (PP). A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Zilá Breitenbach (PSDB), irá acompanhar os trabalhos. Além disso, a parlamentar representará o Legislativo gaúcho na Comissão Nacional para Acompanhar a Vacinação contra a Covid-19 no Brasil, criada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

* sob supervisão de Mauren Xavier


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895