Confira como foi votação que extinguiu Corag e Diário Oficial Impresso

Confira como foi votação que extinguiu Corag e Diário Oficial Impresso

Apesar de extinta, companhia proporcionava lucros ao Rio Grande do Sul

Correio do Povo

Confira como foi votação que extinguiu Corag e Diário Oficial Impresso

publicidade

O terceiro dia de votação do pacote de austeridade proposto pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, começou na tarde dessa quarta-feira, na Assembleia Legislativa (AL), mas a aprovação da extinção da Companhia Rio Gradense de Artes Gráficas (Corag) e do Diário Oficial Impresso só foi concluída no período da noite.  

A AL fez a votação mais rápida da semana e aprovou extinção da Corag por 28 votos a favor e 24 contra. Com a aprovação da extinção da Corag, a medida dá continuidade às reformas na estrutura da administração pública do governo do Rio Grande do Sul, cumprindo as metas de controle de custeio e de reorganização no âmbito da administração direta e indireta do Estado. Apesar de integrar o pacote, a Corag proporcionava lucros ao Estado. Em 2015, o balanço positivo foi de R$ 7,7 milhões. Parte do lucro foi pago ao Estado na forma de dividendos, permitindo investimentos em saúde, educação e segurança.

Os servidores da Corag passaram a noite e o início da manhã se revezando para acompanhar de perto a votação. Analista de sistemas da entidade, Márcio Carvalho reclamou da falta de prestação de esclarecimentos por parte dos deputados, que não deram explicações convincentes de o porquê votarem a favor das extinções.



Uma hora mais tarde, a AL aprovou o projeto de lei que extingue a veiculação impressa do Diário Oficial do Estado, que com isso passa a ser exclusivamente eletrônica. Foram 53 votos favoráveis à iniciativa. Uma emenda foi aprovada, assegurando que a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) seja a responsável pelo serviço.

Uma quantidade mínima de publicações na forma impressa vai ser mantida apenas com a finalidade de arquivo físico para memória e consulta geral. A proposição complementa o projeto que extinguiu a Corag.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895