Convenção do PSDB no RS confirmará diretório com maioria feminina

Convenção do PSDB no RS confirmará diretório com maioria feminina

Além disso, Paula Mascarenhas assumirá a presidência do partido em ato neste domingo, em Porto Alegre

Felipe Nabinger

Paula Mascarenhas comandará o PSDB gaúcho, que terá maioria feminina no diretório

publicidade

O PSDB elege neste domingo seu novo diretório estadual e a executiva que terá à frente, como presidente, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Aliada de primeira hora do governador Eduardo Leite, que presidente o partido nacionalmente e de quem foi vice no município, ela substituirá o deputado federal Lucas Redecker no comando da sigla no Estado. Leite participará da convenção do RS, marcada para iniciar às 8h30, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Além da intenção de reforçar unidade do partido, tendo uma chapa única para o diretório, encabeçada por Paula, o movimento vai ao encontro de um maior protagonismo feminino na legenda, que tem a ex-governadora Yeda Crusius como presidente do segmento PSDB Mulher nacional.

Ela defende a divisão igualitária entre homens e mulheres nos postos de comando do partido, o que é visto com bons olhos por Leite. A nominata da chapa única no Estado, "PSDB Para Todos", conta com 105 nomes sendo a maioria feminina: 53 mulheres e 52 homens. Serão eleitos ainda 35 suplentes e 17 delegados para a convenção nacional.

A eleição deve transcorrer até às 12h, quando está prevista a confirmação da executiva e um discurso de Eduardo Leite. Antes, lideranças partidárias farão uso da tribuna.

Além do governador, estarão presentes os ex-governadores Yeda Crusius e Ranolfo Vieira Júnior, as bancadas federal e estadual do partido, secretários estaduais filiados à sigla e presidentes de outros partidos que compõem a base aliada de Leite.

Diretriz para 2024

Com 32 prefeitos e 27 vices no RS, Paula terá o desafio de preparar o partido para as eleições municipais de 2024. No começo do mês, uma reunião da executiva nacional emitiu uma diretriz orientado as estaduais a lançarem candidatos a prefeitos em todos os municípios com mais de cem mil habitantes.

No Estado, dos 19 municípios nesta faixa populacional, quatro são geridos atualmente por tucanos: Caxias do Sul, Santa Maria, Gravataí e Bento Gonçalves. 

Em três deles, os tucanos devem ter candidatos a reeleição: Adiló Didomenico, em Caxias do Sul; Diogo Siqueira, em Bento Gonçalves; e Luiz Zaffalon, em Gravataí. Zaffalon, conhecido como Zaffa, é novo no ninho. Eleito em 2020 pelo MDB, ele ingressou no PSDB por divergências com o partido, justamente para concorrer em 2024.

Já em Santa Maria, o partido tenta outra migração, mas do atual vice, para concorrer ano que vem. No município, Rodrigo Décimo (União) pode migrar para concorrer a sucessor de Jorge Pozzobom.

Na Capital, porém, a questão é incerta. Atualmente na base do governo de Sebastião Melo (MDB), que concorrerá à reeleição. Paula diz que o partido não deixará de ter inserção em Porto Alegre, mas que trabalhará na construção com vereadores e lideranças.

Nomes como os da deputada estadual Nadine Anflor e do secretário-chefe da Casa Civil estadual, Artur Lemos, são citados.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895