Política

CPI das Próteses da Assembleia Legislativa tem primeira reunião nesta semana

Parlamentares terão até seis meses para apresentar resultados de investigação sobre irregularidades

A primeira reunião da CPI das Próteses Médicas na Assembleia Legislativa gaúcha, que ocorre na próxima terça-feira, vai iniciar a investigação sobre centenas de suspeitas de irregularidades envolvendo médicos do IPE, SUS e planos privados no Estado. Mais de 80 novas denúncias foram registradas desde a instalação da comissão, na última terça. O próximo encontro deve definir o relator e o vice-presidente da CPI, presidida pelo deputado estadual Missionário Volnei (PR).

Segundo o parlamentar, o esquema de colocação irregular de próteses causa rombos nos cofres públicos há mais de dez anos. Depoimentos de pacientes, médicos, empresários e gestores de hospitais devem ser colhidos na Capital e no interior do Estado.

Novas denúncias anônimas podem ser relatadas através da Ouvidoria da Assembleia Legislativa, pelo telefone 0800 541 23 33. A CPI terá reuniões semanais e deverá apresentar resultados em até 120 dias, que poderão ser ampliados por mais 60 dias.