Deputado estadual Airton Lima se filia ao Podemos
Janela partidária inicia nesta quinta-feira e vai até o começo de abril
publicidade
A janela partidária abriu oficialmente nesta quinta-feira e os primeiros movimentos já estão acontecendo. No Rio Grande do Sul, nesta manhã, o deputado estadual Airton Lima se filiou ao Podemos, deixando o PL. Recebido no novo partido pelo senador Lasier Martins, Lima afirma que "foi uma troca natural" e ele deixa a antiga sigla "sem ressentimentos". Airton Lima disputará a reeleição em outubro deste ano.
As conversações acerca da mudança já ocorriam desde 2021. Na ocasião, o deputado federal Mauricio Dziedricki também se filiou ao partido.
Com esse primeiro movimento, por ora, a bancada do PL na Assembleia Legislativa permanece apenas com um deputado, Paparico Bacchi. No entanto, a migração de alguns parlamentares para o partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, já é certa. Esse será o caso de Eric Lins. O deputado era filiado ao Dem, partido que deixou de existir em função da fusão com PSL, criando o União Brasil.
Uma série de outras lideranças, incluindo o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, também deve fazer a migração. Lins irá concorrer a uma vaga na Câmara Federal no pleito deste ano.
*Supervisão Mauren Xavier