Política

Deputado que assume vaga de Jardel promete defesa total de pacote

"Totalmente alinhado com o governo", disse Edu Olivera, que assume na próxima semana

Edu Oliveira foi secretário de Recursos Humanos do governo José Ivo Sartori até maio passado
Edu Oliveira foi secretário de Recursos Humanos do governo José Ivo Sartori até maio passado Foto : Leandro Osório / Especial Palácio Piratini / Divulgação / CP
O vice-prefeito de Santana do Livramento, Edu Olivera (PSD), vai assumir como deputado estadual na próxima semana, no lugar de Mario Jardel (PSD), que teve o mandato cassado na última quinta-feira. Olivera, que é o segundo suplente de Jardel, toma posse até quarta-feira, em cerimônia reservada na Assembleia Legislativa.

A troca de Jardel (que permanecia em licença-saúde) por Olivera também garante um voto a mais para o governo na análise de todos os projetos do pacote de Sartori. O presidente estadual do PSD, sigla do vice-governador do Estado, garante apoio total às medidas. “Totalmente alinhado com o governo”, resumiu Olivera, que foi secretário de Modernização Administrativa de Sartori até maio.

Na manhã desta sexta, com a publicação da cassação de Jardel no Diário Oficial da Assembleia, o Jardel deixou oficialmente de ser deputado estadual. Na quinta-feira, ele teve o mandato cassado por unanimidade – 51 votos a zero. A sessão durou uma hora e meia.

O primeiro suplente de Jardel, vereador Tarciso Flecha Negra, renunciou oficialmente da vaga em ato, nessa manhã, na Assembleia. Ele decidiu permanecer na Câmara de Porto Alegre.

Jardel, que se tornou o segundo deputado da história da Assembleia a ser cassado, recebeu mais de 41 mil votos no pleito de 2014. Em novembro do ano passado, ele foi alvo da Operação Gol Contra do Ministério Público. A investigação apontou que o deputado chefiava uma quadrilha dentro do gabinete com o objetivo de se apropriar de diárias, manter funcionários fantasmas e exigir repasse de parte dos salários dos assessores.