Deputado quer que buscadores remunerem conteúdo jornalístico

Deputado quer que buscadores remunerem conteúdo jornalístico

Relator do projeto de lei contra fake news, Orlando Silva diz que esse tema está pautado, ‘para que possamos valorizar o jornalismo profissional’


R7

“A principal arma contra a desinformação é a informação", disse Orlando Silva

publicidade

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) defende que o projeto de lei contra fake news paute a remuneração de conteúdo jornalístico pelas ferramentas de buscas on-line. Para o parlamentar, que é relator do PL, esse é um meio de valorizar o jornalismo profissional e combater a desinformação.

“A principal arma contra a desinformação é a informação. Quem produz a informação? Quem tem técnica, método, preparo, checa fontes, apresenta outra visão. Isso é típico de atividade do jornalismo profissional. As ferramentas de busca são muito importantes para dar acesso a esse conteúdo. Agora, quem produz também deve ser remunerado”, defendeu, ao R7.

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados destinado a apreciar o projeto de lei concluiu a votação do texto apresentado por Orlando Silva nesta terça-feira (7). O deputado avaliou que existe um detalhamento maior das propostas contra desinformação que deve ser objeto de regulamentação. “Minha expectativa é de que, até a votação final no plenário na Câmara, nós tenhamos, quem sabe, um texto mais consistente, que mobilize mais apoio.”

O relator ainda defende ações amplas no combate às fake news, que passem pela criação de um ambiente on-line mais saudável e pela democratização do acesso à internet. “Pouca gente tem acesso a tudo o que está disponível na internet por não ter pacote de dados. A inclusão digital é o primeiro desafio. O segundo desafio é a educação midiática. São novos tempos, precisamos preparar as futuras gerações para viver nesse ambiente digital com características próprias. Inclusive, precisamos imunizar essas novas gerações de desinformações”, avaliou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895