Desafio da gestão Melo, Plano Diretor terá conferência em Porto Alegre

Desafio da gestão Melo, Plano Diretor terá conferência em Porto Alegre

Tema é considerado um dos mais delicados da segunda metade do atual governo municipal e será discutido em março

Felipe Nabinger

Vereador Hamilton Sossmeier recebeu convite do secretário Germano Bremm

publicidade

Considerado um dos principais desafios da segunda metade do governo do prefeito Sebastião Melo em Porto Alegre, a atualização do Plano Diretor passará por uma Conferência de Avaliação em março. Nesta terça-feira, o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, entregou nesta terça-feira convite ao presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), para participar do encontro, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 do mês que vem, no Salão de Atos da PUCRS.

Para Sossmeier, aliás a revisão do plano é o maior desafio do ano legislativo na Capital. A “Câmara atuará de forma ativa para que possamos construir o melhor para o desenvolvimento da nossa Capital”, garantiu o parlamentar no encontro com Bremm, onde foi tratada também a criação de uma comissão especial para se debruçar sobre o tema.

“Nossa cidade evoluiu nas últimas décadas. Vamos debater o que está adequado e no que precisamos avançar em relação ao atual Plano Diretor”, explicou Bremm, confirmando que o projeto de lei com as sugestões oriundas dos debates será encaminhado pelo Executivo no segundo semestre.

A conferência, promovida pela Smamus, vai especialistas em urbanismo, entidades, conselhos municipais, sociedade civil, estudantes e população em geral para analisar o impacto do atual Plano Diretor no desenvolvimento urbano da cidade.

Para a população em geral, as vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever através do link.

Dois temas centrais

O primeiro passo do debate sobre o novo Plano Diretor foi dado em agosto do ano passado, com a exposição “Diagnóstico POA 2030”, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, uma consulta on-line também foi liberada para recolher contribuições da sociedade.

Além das mudanças nas regras arquitetônicas, outro tema elencado como prioridade até o fim do mandato é a concessão parcial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895