Detran descarta abater nova taxa de inspeção do IPVA

Detran descarta abater nova taxa de inspeção do IPVA

Membros do Conselhão querem que taxa de inspeção seja abatida no IPVA

Correio do Povo

´Estamos com o prazo esgotado´, justificou Barcellos

publicidade

A hipótese de abater a taxa de R$ 54,83 relativa à inspeção veicular do valor do IPVA, como está sendo proposto pela oposição e por alguns membros do Conselhão, foi praticamente descartada ontem pelo presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos. Ele alega que o Estado não está em condições de abdicar de parte do IPVA, que subsidia investimentos.

"No meu ponto de vista, preliminarmente, é muito difícil de isso acontecer. O Estado já não tem dinheiro, vai ter que investir para garantir as inspeções veiculares e ainda teria que abrir mão da arrecadação do IPVA. É irracional", afirmou Barcellos. O desconto da taxa de R$ 54,83 do valor total do IPVA foi reivindicado por integrantes do Conselhão. Na quinta-feira, os membros do Conselho de Desenvolvimento conheceram o programa de sustentabilidade financeira do Piratini, que inclui a regulamentação e a cobrança de taxa pela inspeção veicular a partir de 2012. Conselheiros argumentam que a nova cobrança irá onerar demasiadamente os proprietários de veículos, que já pagam outros tributos como o seguro obrigatório.

Barcellos, contudo, alega que o valor cobrado pelo Detran não é abusivo. "Acho que vão nos achar loucos porque estamos fazendo muito barato. O preço menor se justifica pelo nosso modelo. Vai ser público e por convênios com municípios", avaliou.

Ele justificou com a decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente a necessidade de enviar o projeto para a Assembleia Legislativa em regime de urgência, até o final de maio, entre os itens do programa de sustentabilidade financeira e descartou a visão dos que consideram o projeto apenas medida arrecadatória. "Estamos com o prazo esgotado. O Estado está cumprindo uma determinação legal do Código Brasileiro de Trânsito, que determina a implantação obrigatória da inspeção até 2012", garantiu.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895