Dilma indica desembargador gaúcho para cargo de ministro do TST

Dilma indica desembargador gaúcho para cargo de ministro do TST

Hugo Carlos Scheuermann deverá ocupar a vaga de Rosa Maria Weber, que tomou posse no STF

Luiz Sérgio Dibe / Correio do Povo

publicidade

O desembargador Hugo Carlos Scheuermann, integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), foi indicado ontem pela presidente Dilma Roussef para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O magistrado gaúcho passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e, sendo aprovado, será nomeado pela presidente. Scheuermann deverá ocupar a vaga da ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, também oriunda da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, que tomou posse em dezembro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Scheuermann, a indicação presidencial representa o reconhecimento ao serviço prestado à sociedade em mais de 22 anos de magistratura. “Me sinto emocionado e gratificado”, resume. Ele será o único representante do Estado na composição de 27 ministros do TST. Scheuermann acredita que a atuação do magistrado no TST constitui um “grande desafio e uma enorme responsabilidade”. Segundo o desembargador, o aumento ocorre pela importante competência de zelar pelo acesso ao Direito e uniformizar as jurisprudências na área trabalhista com o julgamento dos recursos feitos à instância Superior do Trabalho.

Scheuermann procura ser reservado ao comentar sobre os objetivos na sua futura missão. Prefere aguardar a sabatina, cuja data será agendada em breve pelo Senado Federal. Mesmo assim, revela que pretende contribuir para racionalização dos recursos em benefício da cidadania e também para qualificar a cultura preventiva contra os acidentes de trabalho. “O Brasil oscila entre a quarta e a quinta posição no ranking mundial de ocorrências. Devemos melhorar esta condição”, aponta.

Ele também expressa sua gratidão pelos apoios recebidos para fortalecer a indicação de seu nome ao posto no TST. “Foram apoios de entidades, sindicatos de trabalhadores e de empresários, parlamentares, instituições e universidades”, lembra.

Natural de Três Passos, Hugo Carlos Scheuermann ingressou no TRT da 4ª Região em 1983, como servidor. Em 1989, após aprovação em concurso público, tomou posse como juiz do Trabalho substituto, no mesmo Regional. Foi promovido a juiz titular em 1991 e atuou como convocado no Tribunal entre 1999 e 2002. Em janeiro de 2003, promovido pelo critério de merecimento, tomou posse como desembargador do TRT4. Atualmente, integra a 4ª Turma Julgadora, a 2ª Seção de Dissídios Individuais e a Comissão de Informática. Entre novembro e dezembro de 2011, atuou como convocado no TST.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895