Dilma passa domingo em Porto Alegre

Dilma passa domingo em Porto Alegre

Nesta segunda presidente visita Xanxerê

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Dilma passa domingo em Porto Alegre

publicidade

A presidente da República Dilma Rousseff está em Porto Alegre desde o início da tarde deste domingo, onde deve permanecer, sem agenda oficial, até a manhã desta segunda-feira. Dilma pousou na Base Aérea de Canoas pouco antes do meio-dia e partiu rumo à zona Sul da Capital, região da cidade onde moram seus familiares.

• Leia mais notícias sobre Xanxerê

Nesta segunda-feira, às 9h, a presidente tem agenda em Xanxerê, no Oeste catarinense, quando se completará uma semana da passagem do tornado pelo município. Dilma sobrevoará a região acompanhada do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e terá reuniões com autoridades locais, devendo fazer o anúncio de liberação de recursos ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Occhi. Se confirmada esta agenda oficial, a presidente decolará de Porto Alegre, às 8h, rumo ao estado vizinho.

O relatório preliminar produzido pela Defesa Civil catarinense aponta prejuízos materiais de cerca de R$ 110 milhões e e um total de 55,5 mil pessoas afetadas, não só em Xanxerê, a cidade mais atingida, mas também em Ponte Serrada, cidade vizinha. A região recebe ações emergenciais e auxílio de uma tropa de 200 homens do Exército, desde a terça-feira. Com a maior parte dos escombros retirada, a fase de reconstrução deve começar a partir de agora. Mais de duzentas pessoas ainda estão abrigadas em ginásios públicos, enquanto outras três mil estão em casas de amigos e familiares. Dois homens morreram e cerca de 120 pessoas ficaram feridas, sendo que três precisaram de amputações, em razão das destruições do tornado.

O Ministério da Integração Nacional reconheceu o estado de calamidade pública em Xanxerê e situação de emergência em Ponte Serrada. O ministro Gilberto Occhi já esteve na região durante a semana, assim como o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que é natural de Santa Catarina. A pasta liberou o saque emergencial do FGTS para as famílias atingidas. Já o Ministério da Previdência Social autorizou o INSS a antecipar o pagamento de benefícios aos moradores. A expectativa é de que a presidente confirme recursos através do programa Minha Casa, Minha Vida para a reconstrução das cidades.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895