Dilma visita área atingida por tornado em SC

Dilma visita área atingida por tornado em SC

Presidente sobrevoou cidades de Xanxerê e Ponte Serrada

Notícias do Dia e Agência Brasil

Dilma desembarcou em aeroporto de Xanxerê

publicidade

* Com informações da repórter Keli Magri 

A presidente Dilma Rousseff chegou ao aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, às 9h20min desta segunda-feira. A presidente desembarcou acompanhada dos ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, do Trabalho, Manoel Dias, e do governador catarinense Raimundo Colombo.

Leia mais notícias sobre Xanxerê

Às 10h terminou o sobrevoo de Dilma nas cidades de Xanxerê e Ponte Serrada, as mais atingidas pelo tornado no dia 20 de abril. Em seguida, ela percorreu a pé a região do ginásio Ivo Sguissardi, que ficou completamente destruído, e conversou com as vítimas da tragédia climática. Uma delas é o professor que estava com os alunos no ginásio e pediu que todos corressem para de baixo da arquibancada.

Por volta das 10h15min, Dilma  foi até a prefeitura de Xanxerê para anunciar um pacote de medidas e recursos que serão disponibilizados para a população e a reconstrução das duas cidades. Foi divulgado nesta segunda-feira, portaria do Ministério da Integração Nacional, no Diário Oficial da União, a liberação de R$ 2,8 milhões para ações de socorro nos municípios catarinenses de Xanxarê e de Ponte Serrada.

De acordo com o texto, considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços será de 180 dias, além disso poderão ser utilizados recursos para a reposição e reforma de unidades habitacionais e também para a produção habitacional por intermédio do Programa Minha Casa, Minha Vida em áreas urbanas e rurais.

De acordo com a portaria, a transferência de recursos será feita mediante celebração de termo de compromisso firmado junto à Caixa Econômica Federal. Foi estabelecido ainda o prazo de 60 dias para que os municípios entreguem ao ministério uma proposta de atendimento às famílias e às áreas atingidas pelo tornado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895