person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

“Ele vai ter que aprender a viver aqui”, afirma Lula em indireta a Elon Musk

Em publicação, presidente afirma que “tem gente que não acredita” nos impactos das queimadas ao planeta Terra

Lula citou projetos de Musk para construção de foguetes espaciais | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Sem citar o nome do empresário Elon Musk, o presidente Lula publicou um texto crítico ao bilionário proprietário do X, ex-Twitter. Nesta terça-feira, 9, Lula afirmou que “tem gente que não acredita que os desmatamentos e as queimadas prejudicam o planeta Terra”.

“Tem até bilionário tentando fazer foguete para achar algo no espaço, mas não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui. Ele vai ter que utilizar o dinheiro dele para ajudar a preservar o meio ambiente”, afirmou o presidente em publicação em seu perfil no X.

Na noite dessa segunda-feira, Musk havia feito novo ataque às instituições brasileiras. O empresário sul-africano se referiu ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, como "ditador do Brasil" e afirmou que o juiz possui "Lula na coleira".

Desde sábado, Musk tem utilizado a sua rede social para tecer críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após a exigência da suspensão de alguns perfis na rede.

Em resposta a uma publicação de Moraes, Musk sugeriu que os bloqueios de perfis de investigados por atos antidemocráticos eram "censura" e sugeriu que sua empresa não deixaria de cumprir determinações judiciais no Brasil.

“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz (Alexandre de Moraes) aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”, escreveu o empresário, que também alegou que Moraes deveria “renunciar ou sofrer impeachment”.

Abertura de inquérito

A Polícia Federal (PF) abriu nessa segunda-feira um inquérito para investigar Musk por suposta obstrução de Justiça, incitação ao crime e organização criminosa. Segundo informações do R7, o bilionário deverá ser interrogado na investigação.

O inquérito foi instaurado pela PF depois de Musk ameaçar descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e criticar o ministro Alexandre de Moraes.

Correio do Povo