Eleições 2024: Antigos aliados devem polarizar disputa em Imbé

Eleições 2024: Antigos aliados devem polarizar disputa em Imbé

Ique Vedovatto e Pierre Emerim estarão em lados apostos após terem formado chapa em pleitos passados

Felipe Nabinger

publicidade

Município que comemorou 35 anos de emancipação em 2023, Imbé teve um crescimento de 51% de sua população na comparação entre os censos de 2010 e 2022. Atualmente, a cidade conta com 26,8 mil habitantes, sendo aquela que apresentou o segundo maior crescimento percentual no RS, conforme a contagem do IBGE. No cenário político, antigos aliados serão rivais e o clima de pré-campanha já é quente nas redes sociais. 

O atual prefeito Ique Vedovatto (MDB) é pré-candidato à reeleição, novamente com Carlos Régis da Silveira, o Régis Cacetinho, como vice. A novidade é que o vice deixou o MDB, migrando para o PP, que faz parte da base governista. Partidos como o PSDB e o PSB demonstram alinhamento com o prefeito.

Pierre Emerim, que foi prefeito por dois mandatos, eleito em 2012 e 2016, tendo Ique como seu vice nas duas oportunidades, deixou o PT em 2020 por conta de seu apoio ao atual prefeito, seu sucessor. Agora pré-candidato e adversário, Pierre retornará, em breve, oficialmente ao partido, em evento que deve contar com lideranças estaduais.

Além das siglas federadas com o PT, PCdoB e PV, partidos como PDT, União Brasil e PSD vem dialogando para compor com o petista. Dos nove vereadores da atual legislatura, ele conta com apoio de, pelo menos, seis, incluindo os do PRD (antigo PTB), que podem migrar para siglas alinhadas com sua campanha na janela partidária.

Um terceiro nome deve constar na urna, como uma terceira via. Nilton Brandalesi, ex-vereador conhecido como Nilton da Presidente, que preside o PL municipal, colocou seu nome à disposição para a disputa majoritária. A ideia é formar uma aliança com partidos do centro para a direita como o Podemos e o Republicanos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895