Eleições 2024: Candidato à sucessão vem da segurança e Rapaki fica fora em Tramandaí

Eleições 2024: Candidato à sucessão vem da segurança e Rapaki fica fora em Tramandaí

"Capital das Praias" tem PP e MDB revezando-se no poder nas últimas décadas; Outras siglas se articulam

Felipe Nabinger

Praia lotada em Tramandaí

publicidade

Tramandaí, considerada a “Capital das Praias”, é o 41º município mais populoso do RS, figurando entre os 43 que possuem mais de 50 mil residentes. Conforme o Censo 2022, a cidade tem mais de 54 mil habitantes, quase 13 mil a mais que na contagem de 2010, em um crescimento populacional de mais de 30% no período. Luiz Carlos Gauto da Silva, o Major Gauto (PP), foi eleito em 2016 e reeleito em 2020. Seu candidato na tentativa de sucessão tem, assim como Gauto, ligação com a Brigada Militar.

Claudiomir da Silva Pedro (PP), 1º tenente da reserva da BM e advogado, atualmente é titular da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito e presidente do partido no município. Ele é o pré-candidato dos progressistas para a disputa das eleições de 2024.

Quem também já foi anunciado pré-candidato é o vereador Juarez Marques, o Juarezinho (MDB). Sua pré-campanha conta com a benção do ex-prefeito Edgar Rapach, o Rapaki (MDB), que disputou cinco das últimas seis eleições como o nome do partido, sendo eleito em 2000, 2004 e 2012, mas que nos dois últimos pleitos foi derrotado por Gauto. Rapaki já havia sido eleito em 1992.

A única eleição em que Rapaki não concorreu ao cargo de prefeito nas últimas duas décadas foi em 2008, impossibilitado por ter cumprido dois mandatos consecutivos. Naquela ocasião, Juarezinho foi eleito vice na chapa encabeçada por Anderson Hoffmeister (PP), que havia sido vice de Rapaki no mandato anterior.

PP e MDB, aliás, revezam-se à frente do Executivo municipal nas últimas décadas. Apesar de adversários nos dois últimos pleitos e com pré-candidatos anunciados, nos bastidores fala-se em uma reaproximação a fim da formação de chapa única.

Vice de Gauto em seus dois mandatos e, no anterior, eleito vereador, Flavio Corso Junior, o Flavinho (PDT), é outro cotado para a disputa do principal cargo do município, tendo colocado seu nome à disposição do partido para a disputa. 

O PL já anunciou Custódia Bergues da Silva, ex-prefeita de Cidreira, eleita para seu único mandato em 2000 pelo PTB, mesma sigla pela qual tentou reeleição em 2004 e, em 2020, disputou a eleição em Tramandaí, ficando na terceira colocação com 12,75% dos votos, atrás do eleito Gauto (42,9%) e de Rapaki (41,7%).

Na ocasião, sua coligação contava com o atual partido, o PL, e o PT, em uma aliança que, hoje, está vetada pelo comando da sigla. O PT, por sua vez, anunciou na metade deste mês que terá candidato na disputa majoritária, mas sem antecipar nomes, afirmando revelar em “momento oportuno”.

Ainda há outros nomes para a disputa. O vereador mais votado em 2020, Geraldo Santos (PP), deixará seu atual partido a fim de ser mais um postulante na corrida pela prefeitura por outra sigla.

O empresário Alcenir Milanezi foi aprovado no processo seletivo do Novo para a disputa no município. No Podemos, o vice-presidente municipal do partido, Juliano Coelho, colocou seu nome à disposição.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895