person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Eleições 2024: Canoas é palco de disputas acirradas para a prefeitura

Jairo Jorge (PSD), atual prefeito, tentará o quarto mandato. Seu vice-prefeito, Nedy Marques (Avante), prepara filiação ao PL para concorrer

| Foto: Gustavo Garbino / Prefeitura de Canoas / CP

Palco de disputas acirradas, Canoas, segunda maior cidade da Região Metropolitana, deve, mais uma vez, ter um pleito marcado por lances emocionantes. O atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), tentará a reeleição e, com ela, o quarto mandato. Para tanto, costura uma coalizão ampla, que abrange até uma aproximação crescente com um antigo adversário: o deputado federal e ex-prefeito Luiz Carlos Busato, presidente estadual do União Brasil.

Do centro para a esquerda, PT e PDT integram o atual governo. Mas, enquanto a tendência é de que o primeiro siga apoiando o prefeito, os pedetistas se dividem entre continuar com Jairo ou tentar lançar ao Executivo o atual vereador Alexandre Gonçalves, para marcar posição.

Do centro para a direita, o Progressistas, que também está no governo, pode seguir com o prefeito ou ter candidato. O nome que desponta pela sigla é o de Simone Leite. Também na base atual, o Republicanos decidirá entre ficar na composição, pleiteando a vice, ou ter candidatura.

Quem já se apresentou para enfrentar Jairo é o atual vice-prefeito e ex-aliado, Nedy de Vargas Marques. O vice está no Avante, mas prepara sua transferência para o PL, com o objetivo de concorrer. O rompimento da dupla aconteceu durante o afastamento do prefeito do cargo, que durou um ano (entre o início de 2022 e o de 2023), tempo em que Nedy ficou no posto.

Flavia Bemfica