Eleições 2024: PSB quer ampliar número de cadeiras na Câmara de Porto Alegre

Eleições 2024: PSB quer ampliar número de cadeiras na Câmara de Porto Alegre

Partido discutirá eleições em reunião no próximo dia 30, buscando alianças no campo progressista e vendo união com o PDT como "caminho natural"

Felipe Nabinger

Bruck vem participando de projetos que abordam a autorreforma do PSB

publicidade

O PSB gaúcho convocou uma reunião de diretório para o próximo dia 30 onde, entre outros temas, dará ênfase à preparação para as eleições 2024. Conforme o presidente da executiva estadual, Mário Bruck, a legenda terá como principais metas triplicar sua bancada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e formar bancada nas 50 maiores cidades do Estado, buscando aproximação com partidos do campo do centro à esquerda.

"Temos um planejamento sendo executado desde o início do ano de qualificação das direções municipais dentro do novo programa do partido", explica Bruck, frisando que a sigla tem nomes que podem encabeçar chapas nos maiores municípios. A ideia é formar aliança com partidos do campo progressista, com a formação de frente ampla.

Em Porto Alegre, o PSB tem um vereador, Airto Ferronato, citado por Bruck como uma possibilidade para composição de eventual formação de chapa majoritária. A meta é eleger três vereadores em 2024 e, para isso, o partido vem buscando fortalecer seus quadros.

Já no interior, novas filiações já foram formalizadas, sendo alguns pré-candidatos à prefeitura. O vice-reitor da Unipampa, Marcus Querol assinou ficha no último sábado e será lançado pré-candidato à prefeitura de Uruguaiana. Em Cruz Alta, o ex-vereador Ismar Panigas teve a ficha abonada no dia 11 e colou seu nome à disposição.

Conforme o presidente estadual, a executiva nacional não encaminhou orientações formais quanto a coligações, mas que a tendência é a busca de diálogo com a federação formada por PT, PCdoB e PV, e partidos como o PDT. 

PDT como aliado

"Em 2020, fizemos mais de 40% das alianças do partido no RS com o PDT", lembra Bruck, que no final do mês de agosto encontrou-se com o então presidente estadual do PDT, Ciro Simoni, e que pretende reunir-se com Romildo Bolzan Júnior, eleito para o comando do partido no último dia 2.

O ex-deputado federal e atual presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) prestigiou a convenção dos pedetistas, representando o PSB.

Nacionalmente, os partidos vêm conversando para a formação de uma federação. Questões municipais travaram as negociações para 2024, mas os dirigentes partidários veem como uma possibilidade para 2026. Segundo Bruck, a aproximação dos partidos no RS é um "caminho natural".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895