Eleições 2024: PT adia anúncio de sua pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre para o dia 23

Eleições 2024: PT adia anúncio de sua pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre para o dia 23

Nome da deputada federal Maria do Rosário será oficializado após apresentações formais aos demais partidos da federação que a legenda integra e, também, àquela formada pelo PSol e a Rede

Flavia Bemfica

publicidade

O PT de Porto Alegre adiou mais uma vez o anúncio de sua pré-candidata à prefeitura da Capital nas eleições de 2024. Em reunião na noite de sexta-feira, o diretório municipal do partido decidiu que fará o anúncio do nome no dia 23 de novembro. A candidata será a deputada federal Maria do Rosário. Mas, antes de oficializá-la, a legenda vai realizar, no início da semana, sua apresentação formal para as outras siglas que compõem a mesma federação partidária (PCdoB e PV). E, também, para a federação PSol/Rede, com a qual articula a formação de uma aliança em Porto Alegre para a corrida de 2024. A possibilidade do novo adiamento para oficializar um nome foi antecipada pelo Correio do Povo na quinta-feira.

Ela ocorre em meio a uma disputa de correntes internas. Rosário sempre teve maioria. Mas, além dela, também a deputada estadual Sofia Cavedon postulava a indicação petista. No processo, o grupo de apoiadores de Sofia primeiro encorajou a realização de primárias (um outro nome para prévias) para escolher um candidato do bloco entre postulantes de diferentes siglas que pretendessem formar uma frente de esquerda. O movimento acabou por tumultuar os debates internos, fazendo com que a definição do nome petista, que o comando partidário pretendia anunciar no final de outubro, fosse remarcada para ocorrer após a reunião do diretório realizada nesta sexta, 17 de novembro.

Na terça-feira, 14, contudo, os articuladores de Sofia encaminharam uma carta à Rosário, propondo um acordo, pelo qual a decisão ficaria para 30 de novembro. Os apoiadores de Rosário responderam na quinta, durante o dia, com uma nota subscrita por três vereadores da Capital, dois deputados estaduais (entre eles a presidente municipal, Laura Sito) e uma federal, todos com base eleitoral em Porto Alegre. Na nota, assinalaram a necessidade de uma decisão e o fim dos adiamentos. Na reunião do diretório à noite, os grupos conseguiram chegar a um ‘meio-termo’ em relação a data, estabelecendo o dia 23. Ao final do encontro, lançaram nova nota, explicativa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895