Eleições 2024: secretário-adjunto do governo Leite é cotado em Capão da Canoa

Eleições 2024: secretário-adjunto do governo Leite é cotado em Capão da Canoa

Raphael Ayub é apontado como pré-candidato da situação; Oposição deve ter ex-prefeito Ledorino

Felipe Nabinger

Região apresentou piora em indicadores como casos confirmados e óbitos

publicidade

Capão da Canoa teve um crescimento de mais de 50% na população no intervalo entre os censos de 2010 e 2022. Neste período, o município saltou de 42 mil habitantes para 63,5 mil. Com esse aumento, Capão é o maior município do Litoral Norte e 34º no Estado neste quesito, ficando à frente de cidades da região Metropolitana como Campo Bom, Taquara e Parobé, por exemplo. Emancipado há 41 anos, o município teve apenas seis políticos revezando-se no cargo de prefeito.

O atual chefe do Executivo, Amauri Magnus Germano (PRD, nome atual do PTB), por exemplo, vem de dois mandatos consecutivos, sendo eleito em 2016 e 2020. Antes, porém, pelo PT, Amauri foi eleito para seu primeiro mandato em 2008.

O nome cotado para a disputa como sucessor de Amauri é o do ex-secretário estadual de Turismo e atual adjunto na Secretaria Estadual Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub (Podemos). Ayub esteve à frente de pastas equivalentes no âmbito do Executivo municipal sob gestão de Amauri.

Atualmente, o MDB tem a vice de Amauri, Juliana Martin. No entanto, existe a possibilidade que ela busque vaga para retornar ao cargo de vereadora, sendo inclusive sondada por outros partidos.

Valdomiro Novaski, ex-prefeito, eleito em 2012, foi o segundo colocado em 2020 pelo PDT. Ele migrou para o PSDB. O partido faz parte da base de Amauri e há conversas para que esteja na coligação da pré-candidatura de Ayub.

Flavio Lara, terceiro colocado em 2020, pelo PSB, também mudou de partido. Ele filiou-se ao Republicanos. Na legenda, por ora, há uma divisão entre alas que tendem a apoiar Ayub e aquelas que pensam em candidato próprio ou composição com outras legendas para se opor ao candidato da situação.

Dentro disso, o PL vem buscando uma costura oposicionista, principalmente com o PP, mas também com alas do Republicanos. Ledorino Brogni, outro ex-prefeito, eleito em 1988 e 1996, é o principal nome das fileiras liberais e já foi escolhido como pré-candidato.

Já os progressistas têm o vereador mais votado no último pleito, Floriano Pires da Rosa, o Nenê do Krep, que chegou a ser cotado como candidato, mas a tendência é que busque renovar sua cadeira na Câmara.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895