Eleições 2024: Vice busca sucessão e PT e PSB podem se unir em Esteio

Eleições 2024: Vice busca sucessão e PT e PSB podem se unir em Esteio

Correio do Povo apresenta as movimentações políticas nas maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre

Felipe Nabinger

Cenário pela disputa em Esteio tem atual vice e reedição de aliança na oposição

publicidade

Cidade que recebe anualmente a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio tem 76 mil habitantes, conforme o Censo 2022. O município é o 27º maior em população e detém a 25ª economia do Rio Grande do Sul.

Depois de dois mandatos, o atual prefeito apoiará seu vice na disputa, mas com movimentações partidárias. Além disso, um ex-prefeito e o vereador mais votado deverão unir forças na disputa.

A reportagem integra um especial sobre as eleições nas dez maiores cidades da região Metropolitana de Porto Alegre.

O prefeito reeleito Leonardo Pascoal (PP) tem como “ficha um” o vice, Jaime da Rosa (PSB), que formou chapa com ele nas eleições de 2016 e 2020. No entanto, o vereador Sandro Severo (PSB) lançou pré-candidatura e Jaime deverá migrar para outro partido.

A tendência é que Jaime acompanhe Pascoal, que decidirá até o final do mês entre permanecer no PP ou filiar-se no PL. Pascoal terá ainda reuniões com a executiva do PP antes de divulgar seu rumo. Independente do partido, o atual prefeito é uma peça chave na campanha que pode levar Jaime à prefeitura.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Costella (MDB), é uma possibilidade na formação da chapa com Jaime, ocupando o posto de vice.

O MDB é um dos partidos da base de Pascoal e formou coligação com o PP em 2020, assim como PSB, PTB, PL, o antigo PSL, PSD, PV e Republicanos.

Naquela eleição, o prefeito foi reeleito com 85,5% dos votos em disputa contra Magela Lindner, do PDT, que tinha apoio do PT, sendo a única concorrente de Pascoal.

Ex-prefeito e ocupando cadeira na Câmara de Vereadores, Gilmar Rinaldi (PT), deve buscar seu terceiro mandato. Ele venceu as eleições municipais de 2008 e 2012.

Severo, vereador mais votado nas duas últimas eleições, em 2016 e 2020, e Rinaldi, aliás, podem formar uma chapa única.

Os dois partidos não disputam eleições coligados desde 2004, quando Rinaldi foi eleito vice na chapa de Sandra Beatriz Silveira, então no PSB.

Ouça:


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895