person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vinte de Setembro entra na campanha eleitoral no Rio Grande do Sul

Candidatos ao governo do Estado preparam diferentes maneiras de recordar a data da revolução farroupilha

Candidatos incluíram na agenda visitas ao Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre | Foto: Alina Souza

Uma das datas mais importantes da história do Rio Grande do Sul, o 20 de Setembro, será abordada e explorada de diferentes maneiras pelas campanhas ao governo do Estado nesta terça-feira. Além disso, na agenda dos candidatos ao Palácio Piratini constam visitas a acampamentos farroupilhas e a desfiles pelo Estado.

No programa de televisão, o candidato do PT, Edegar Pretto, exibe uma homenagem aos gaúchos. Ao meio-dia o Edegar vai almoçar no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, e ao longo da tarde visitará os piquetes. O candidato Eduardo Leite (PSDB), também estará no Acampamento Farroupilha da Capital, na parte da tarde. A data também foi explorada na propaganda eleitoral. Inclusive, em uma delas, ele aparece cantando o Hino Riograndense. Cumprindo roteiro pelo interior, Luís Carlos Heinze (PP) participará do desfile de 20 de Setembro em Uruguaiana, pela manhã.

O candidato Onyx Lorenzoni (PL) também ressaltou a importância da data na sua propaganda eleitoral. Acompanhado do vice Rafael Dresch, Ricardo Jobim, candidato pelo Novo, participará do desfile tradicionalista, em Porto Alegre, integrando o grupo dos cavaleiros de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e piquetes. 

O horário eleitoral de Vicente Bogo (PSB) também contou com uma mensagem aos gaúchos em função da data comemorativa. Ao longo do dia, o candidato passará por quatro cidades: Erechim, Lagoa Vermelha, Vacaria e São Marcos.

Vieira da Cunha, candidato do PDT, fará uma caminhada o Acampamento Farroupilha no início da tarde e depois almoçará em um piquete. A data foi tema do programa eleitoral com a narrativa do “tributo aos valores gaúchos que precisam ser honrados pelo governador”. Segundo a organização da campanha, a ideia é reforçar algumas bandeiras da candidatura, como o movimento contra as privatizações. 

Senadores também destacaram data

Assim como boa parte dos candidatos ao governo do Estados, os postulantes ao Senado também abordaram o 20 de Setembro no horário eleitoral, na noite desta segunda-feira.

Primeira a aparecer, Comandante Nádia (PP) comparou as motivações da revolução com a atual discussão do pacto federativo. “No Senado, vou defender uma nova redistribuição de recursos”, comentou ela. No mesmo sentido, a candidata Ana Amélia Lemos (PP) também abordou a importância da discussão da repartição de recursos entre os entes federados. “Hoje a luta do Rio Grande do Sul é por um pacto federativo mais justo”, afirmou ela, também defendendo uma reforma tributária. 

Após foi a vez do vice-presidente e candidato Hamilton Mourão (Republicanos) deixar a sua homenagem aos gaúchos citando o 20 de Setembro e exibindo imagens do acampamento farroupilha. “Sou nascido e criado aqui no Rio Grande. E sim, em meu peito cavalga um coração Farroupilha. Comemore amanhã o 20 de Setembro”, enfatizou. Olívio Dutra, que disputa o cargo pelo PT, também investiu na data comemorativa. 

Mauren Xavier