Em clima de confraternização, Iradir Pietroski toma posse no TCE-RS

Em clima de confraternização, Iradir Pietroski toma posse no TCE-RS

Conselheiro destacou a criação do Centro de Avaliação de Políticas Públicas (CAPP)

Mauren Xavier

Iradir Pietroski toma posse no TCE-RS

publicidade

Em clima de confraternização e brincadeiras em relação ao futebol gaúcho, o conselheiro Iradir Pietroski foi eleito e tomou posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), no final da manhã desta segunda. Com o auditório Romildo Bolzan completamente lotado de autoridades, Pietroski destacou, em seu discurso de posse, a criação do Centro de Avaliação de Políticas Públicas (CAPP), seguindo proposta formulada pelo Serviço de Auditoria de Porto Alegre do TCE-RS. A ideia é que esta nova estrutura seja dedicada à avaliação da qualidade do gasto público, podendo oferecer aos gestores uma contribuição em áreas como segurança pública, saúde e educação.

O novo presidente também ressaltou que outra iniciativa será a de qualificar a relação com o poder legislativo, por meio de uma interação com o trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Serviço de Auditoria. “O poder encarregado de julgar as contas do gestor estadual é Assembleia. O que propomos é que técnicos do Parlamento possam acompanhar, passo a passo, a elaboração do parecer prévio tendo acesso às informações manejadas pelo corpo técnico”, explicou ele.

Ex-vereador e prefeito de Erval Grande, ele foi deputado estadual por cinco mandatos e secretário de Estado. Integrante desde maio de 2010 do TCE-RS, Pietroski foi eleito dentro da tradição de rodízio, como o Supremo Tribunal Federal (STF), em que todos conselheiros exercem a presidência, pela ordem de antiguidade. O mandato é de um ano, renovável por mais um.

Ao deixar a presidência, conselheiro Marco Peixoto destacou os desafios que a função exige e disse estar confiante na atuação do colega. Além disso, ressaltou o trabalho feito junto às prefeituras, com o Gabinete das Cidade. Espaço destinado a acolher e orientar os gestores municipais.

Na oportunidade, o presidente do Instituto Rui Barbosa e representante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro do TCE-MG Sebastião Helvécio; enalteceu a atuação dos Tribunais de Conta de assumiram uma visão mais estratégica, no sentido de colaborar com as administrações.

Em relação à composição, conselheiro Estilac Xavier assume a primeira vice-presidência, Cezar Miola será o 2º vice; Pedro Figueiredo será o ouvidor, e o Marco Peixoto, o corregedor. Alexandre Postal e Algir Lorenzon serão presidentes da 1ª e 2ª Câmaras, respectivamente. A solenidade teve a presença, entre as autoridades, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e o governador José Ivo Sartori.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895