Em Flores da Cunha, Yeda diz que "tem sangue farroupilha"

Em Flores da Cunha, Yeda diz que "tem sangue farroupilha"

Governadora disse que já enfrentou muitas batalhas, mas que acredita na justiça

Celso Sgorla / Correio do Povo

Em Flores da Cunha, Yeda disse que "tem sangue farroupilha"

publicidade

A governadora do Estado, Yeda Crusius, esteve em Flores da Cunha nesta quarta-feira para participar da inauguração do busto do general Flores da Cunha. Em seu pronunciamento, disse que, a exemplo do general, que enfrentou muitas batalhas, ela também teve muitos enfrentamentos no seu governo.

Yeda comentou que vive a mesma intensidade de vida do general, com um espírito de guerra. Lembrou que sua vida como governadora não é fácil, mas destacou que enfrenta os embates como farroupilha. Dirigindo-se ao tradicionalista Paixão Cortes, disse que hoje em dia se grava muita fita, mas que não é para tocar música, mas para a 'grampolândia'. Yeda finalizou dizendo que acredita na justiça.

A governante salientou a obra e a luta de Flores da Cunha na busca da igualdade social e o papel de defensor de uma política que nunca humilhasse os adversários. "Ele tinha a qualidade de viver a vida e, com suas palavras, defender seus ideais", disse a governadora ao comentar que o ex-governante criou a Secretaria da Agricultura e, assim como na atual administração do Estado, incentivou o uso da irrigação nas plantações.

O busto a Flores da Cunha é uma homenagem aos 50 anos de sua morte. Foi criado pelo escultor Iouri Petrov, pós-graduado na Academia de Artes da antiga União Soviética, atualmente radicado em Porto Alegre. O general é considerado o maior governador do Rio Grande do Sul de todos os tempos. Ele esteve à frente do Estado de 28 de novembro de 1930 a 17 de outubro de 1937.  

O bisneto do homenageado, Carlos Alfredo Flores da Cunha, comparou Yeda ao seu bisavô, enaltecendo a garra, a coragem e a competência da governadora. "Nosso respeito pela governadora Yeda Crusius, pelo trabalho que vem desempenhando", disse ele. "A vida do meu bisavô era o Rio Grande do Sul", completou, emocionado.

“Mais que a glória de qualquer homem, vale a felicidade de seus patrícios” é a frase que está estampada na placa que acompanha o busto. A escultura, fundida em bronze, é sustentada por um obelisco com base de cimento e partes revestidas com basalto polido.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895