Em palestra para empresários da construção civil do RS, Mourão ressalta necessidade de investimentos

Em palestra para empresários da construção civil do RS, Mourão ressalta necessidade de investimentos

Vice-presidente participou de evento no Sinduscon-RS onde elencou medidas como combate a renúncia fiscal e PPPs para obras no setor

Felipe Nabinger

Vice-presidente palestrou em evento da Sinduscon-RS

publicidade

O vice presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), concedeu ontem palestra em reunião-almoço do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). O tema foi "Geopolítica e economia - desafios para o Brasil e RS". Mourão destacou impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia como desafios para a economia no governo do presidente Jair Bolsonaro. Para uma plateia com empresários da construção civil, Mourão falou, entre outros assuntos, sobre a necessidade do país de investir em infraestrutura.

"Nossa infraestrutura se degradou ao longo o dos tempos. Jogamos muito dinheiro fora fazendo obras sem prioridade e previsibilidade do emprego dos recursos", criticou Mourão, destacando a necessidade de buscar parcerias público-privadas para obras nesta área. Além disso, afirmou que é necessário atacar o tema da renúncia fiscal, aplicando os tributos em áreas como a exploração da energia eólica "offshore", realizada em alto mar, por exemplo.

O presidente do Sinduscon-RS, Cláudio Teitelbaum, elencou reformas estruturantes e leis consideradas, na sua análise, fundamentais para o crescimento e fortalecimento do setor. O presidente da entidade citou a reforma trabalhista e a Lei da Liberdade Econômica como exemplos que auxiliam os governos municipais e estaduais na desburocratização dos processos de licenciamento urbanístico e ambiental.

"No entanto, precisamos ainda mais. A reforma administrativa, antes de qualquer outra, deve vir para colaborar com o equilíbrio fiscal. Assim como o investimento em infraestrutura, juntamente com mais parcerias público privadas", disse na fala de abertura evento. Compuseram a mesa principal também o presidente da Fiergs, Gilberto Petry,  o ex-ministro e ex-presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), Luis Roberto Ponte, e os deputados federais Carlos Gomes e Liziane Bayer, ambos do Republicanos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895