Em Porto Alegre, Haddad assina medidas para o Estado

Em Porto Alegre, Haddad assina medidas para o Estado

Entre as iniciativas, está a formação de 34 mil profissionais da educação da rede estadual

Mauren Xavier / Correio do Povo

publicidade

O Ministério da Educação e o governo do Estado assinaram, nesta quinta-feira, uma parceria para melhorar a qualidade do ensino público no Rio Grande do Sul. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu em meio às notícias da tragédia em uma escola do Rio de Janeiro, na qual pelo menos 11 pessoas morreram. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o grande desafio do MEC é o de melhorar a qualidade do ensino e, para isso, é indispensável a construção de parcerias, principalmente com os estados e municípios.

Ele lembrou ainda do compromisso com o governador Tarso Genro, com quem trabalhou e substituiu no comando do MEC. “Não faltará apoio do ministério para as ações que preveem melhorias nas escolas, na qualidade do ensino e na formação dos professores”, afirmou. Em homenagem às vítimas da tragédia no Rio, o ministro pediu um minuto de silêncio depois de seu pronunciamento.

Haddad também aproveitou para parabenizar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão de reconhecer a legitimidade do piso nacional de professores. Ele destacou que o MEC tem uma verba de R$ 1 bilhão que poderá ser utilizada para auxiliar no pagamento de salários. Haddad ressaltou que agora tem início um segundo momento, que será a transição dos governos para garantir o pagamento do piso. Ele acredita que cada estado e município terá que fazer o seu levantamento específico para que, em seguida, ocorram os debates sobre a repactuação de leis de carreiras e correções.

Para Tarso, o Estado está adotando uma postura diferente ao tratar a questão da educação. “Reconhecendo os grandes problemas, o governo está analisando o ensino como uma visão estratégica para viabilizar a melhoria da educação”, disse. Entre as medidas, está a formação de 34 mil profissionais da educação da rede estadual, a assistência técnica e financeira para a melhoria da educação e da gestão educacional. Está previsto ainda a melhoria na infraestrutura das unidades escolas do Estado, a recuperação física do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, e a implantação de dois centros de formação aos profissionais da educação, entre outros.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895