Em razão da alta procura, TRE não descarta estender atendimento até segunda

Em razão da alta procura, TRE não descarta estender atendimento até segunda

Serão atendidas todas as pessoas que estiverem com senhas entregues até o final desta quarta-feira

Jessica Hübler

Movimento foi intenso durante todo o dia

publicidade

Por conta da grande procura para regularizar o título de eleitor - hoje é o último dia - o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em Porto Alegre abrirá nesta quinta e sexta, com o objetivo de realizar atendimentos que não puderam ser feitos nesta quarta por conta da alta demanda.  A gerente da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-RS em Porto Alegre, Tânia Marra, alerta, porém, que não haverá distribuição de novas senhas. 

"Há uma previsão de dois mil atendimentos hoje, só que temos obrigação de atender todas as pessoas que compareceram à Justiça Eleitoral. Essas pessoas que não puderem ser atendidas hoje, serão atendidas hoje e amanhã, ou depois. Distribuímos senhas pessoais e intransferíveis, anotamos o nome da pessoa e assinamos. Só poderão ser atendidas nos próximos dias, as pessoas que pegaram a senha hoje. É o nosso compromisso de atendimento", explicou. Segundo Tânia, o atendimento no último dia "foi o ápice".

Tânia Marra disse que os serviços mais procurados foram: alistamento eleitoral (a solicitação do primeiro título), transferência de domicílio (para alterar o local de votação ou buscar sessões com acessibilidade) e regularização da situação eleitoral.

Movimento o dia todo

O movimento registrado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), em Porto Alegre, foi intenso hoje. Desde a abertura, filas imensas foram registradas em frente ao prédio, localizado na avenida Padre Cacique, 96. Durante a tarde, o tempo médio de espera para conseguir uma senha de atendimento era de 1h30min. A fila, com mais de 200 metros de extensão, dobrava a esquina e ingressava na rua Barão do Cerro Largo.

Em todo o Estado, foram realizados 22 mil atendimentos na terça-feira, 8 de maio. Esta foi a data com o maior número de atendimentos desde novembro de 2016.

Apesar de o cadastramento biométrico estar sendo feito durante os atendimentos, a biometria ainda não é obrigatória na Capital. O processo começará em novembro de 2019 e ficará aberto até maio de 2020. Depois disso, ele reabrirá entre novembro de 2020 até maio de 2022, ano em que a biometria passa a ser obrigatória em Porto Alegre.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895