Embaixador da UE diz que acompanha atos antidemocráticos com preocupação

Embaixador da UE diz que acompanha atos antidemocráticos com preocupação

Presidentes da França e da Espanha também se manifestaram pelas redes sociais e ofereceram apoio ao Brasil

AE e Correio do Povo

publicidade

O embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, afirmou que está seguindo com "grande preocupação" os atos antidemocráticos e as ações violentas que ocorrem na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional foram invadidos e estão sendo depredados por grupos radicais que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que não aceitam o resultado das eleições presidenciais.

"Seguindo com grande preocupação os atos antidemocráticos e as ações violentas na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Todo o nosso apoio às instituições brasileiras", disse, no Twitter, citando o perfil do Itamaraty, do ministro da Justiça, Flávio Dino, e dos presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, respectivamente.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também se manifestou pelo Twitter, afirmando que a vontade e as instituições democráticas "devem ser respeitadas". Além disso, destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Siva (PT) pode contar com o apoio da França.   

Quem também prestou apoio ao presidente Lula foi o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. "Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática", disse no Twitter.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895