Estilac Xavier recebe Medalha do Ministério Público de Contas

Estilac Xavier recebe Medalha do Ministério Público de Contas

Presidente do TCE-RS deixará o cargo amanhã, quando assumirá o conselheiro Alexandre Postal

Correio do Povo

Estilac Xavier recebe a Medalha do procurador-geral do MPC-RS, Geraldo Da Camino, e do próximo presidente do tribunal Alexandre Postal

publicidade

Prestes a deixar a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o conselheiro Estilac Xavier recebeu nesta segunda-feira a medalha do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC-RS). A distinção foi um reconhecimento aos serviços prestados.

Autor da homenagem, o procurador-geral do MPC-RS, Geraldo Da Camino, propôs que a entrega da medalha fosse feita pelo atual vice-presidente e futuro presidente do tribunal, conselheiro Alexandre Postal, que assumirá o cargo nesta terça-feira, como símbolo de transição e integração entre as gestões. A entrega do diploma foi feita pelo conselheiro Cezar Miola. 

Ao agradecer a homenagem, Estilac Xavier lembrou que completará 10 anos como integrante do TCE-RS. Destacou que o período mais difícil foi enquanto esteve na Presidência, quando teve de enfrentar o desafio de manter o tribunal em funcionamento sob os riscos e limitações impostos pela pandemia de Covid-19.

“O processo foi difícil, mas só foi possível superá-lo porque todos os que compõem este Tribunal deram suas contribuições”, disse, e complementou: “Este período aumentou a minha admiração pelo MPC e seu procurador-geral, a quem considero um servidor público exemplar. Agradeço ao Dr. Da Camino e a toda a sua equipe, que mantiveram conduta exemplar nesse período. Tenho satisfação em dizer que trabalhamos com um Ministério Público de Contas muito ativo, com a mais absoluta autonomia”, ressaltou.

Geraldo Da Camino disse que, embora a cerimônia fosse singela e não usual ser realizada no último dia da gestão do presidente, era imperativa, pois o conselheiro Estilac Xavier esteve à frente do Órgão de Controle no período mais crítico já vivido pela instituição e pela sociedade. “Para conceder esta medalha, o Ministério Público de Contas considera que uma das três seguintes premissas sejam atendidas pelo agraciado: que tenha proximidade e prestígio junto ao MPC, que tenha colaborado para o exercício do controle externo ou que beneficie a sociedade como um todo. O presidente Estilac Xavier atende a todos os três requisitos”, explicou. 

Alexandre Postal também exaltou e agradeceu a boa condução do conselheiro Estilac Xavier à frente do Tribunal de Contas. “Essa singela homenagem se torna mais emocionante à medida em que reconhece as dificuldades e desafios enfrentados pela sua gestão, que foi caracterizada por adversidades enormes e grandes avanços. Esta homenagem referenda a sua boa condução”, afirmou Postal. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895