Ex-reitor da UFPel recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Ex-reitor da UFPel recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Indicação proposta pelo deputado Zé Nunes ocorreu na tarde desta terça-feira

Taís Teixeira

publicidade

 

O ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil, Pedro Rodrigues Curi Hallal, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha,  a maior honraria concedida pela Assembleia legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A cerimônia  virtual de entrega da condecoração ocorreu na terça-feira (06), às 13h30, sendo que estavam presentes na ALRS,  o homenageado acompanhado dos pais e da esposa, o governador Eduardo Leite, o presidente da ALRS, Gabriel Souza (MDB) e o deputado estadual Zé Antunes (PT), que indicou Hallal à premiação.

Durante o ato, o governador do Estado reiterou que a outorga da premiação não tem o intuito de nutrir vaidades e sim destacar uma trajetória que possa inspirar outras pessoas. Leite lembrou que se formou em Direito pela instituição e ressaltou a coragem do ex-reitor, que assumiu essa incumbência (de 2017 a 2020) sem deixar de se posicionar fortemente em prol da política e da comunidade acadêmica, mesmo despertando contrariedades. “ Eu sei como é, já que também sou alvo de críticas pelas decisões do Estado, tanto é que deve três dois ou três processos de impeachment , o que é bom porque isso só é possível em uma democracia”, comenta. O chefe do executivo gaúcho complementou. “Somente numa democracia um militar de patente inferior se elege presidente”, instiga.

O cientista brasileiro e ex-reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, declarou que diante da polarização em que se vive, é uma emoção ter o trabalho reconhecido com essa homenagem do Parlamento Gaúcho e do Estado. “Dedico essa medalha a todas as famílias gaúchas que estão em luto pela perda de familiares durante a pandemia de Covid-19”, declarou. Hallal ainda salientou que “somente juntos e ouvindo a ciência, venceremos  o coronavírus”.

Pedro Rodrigues Curi Hallal  é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mestre em Epidemiologia pela UFPel, doutor em Epidemiologia pela UFPel, pós-doutor pelo Instituto de Saúde da Criança -University College of London (UCL), Londres, Inglaterra. É ex-reitor da UFpel, um dos sócios-fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde,  bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health e um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física 

 
 
 
 
 

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895