Extinção de aposentadoria especial de deputados gera disputa na Assembleia do RS

Extinção de aposentadoria especial de deputados gera disputa na Assembleia do RS

Em reunião de líderes, Any Ortiz foi informada de que Mesa vai apresentar iniciativa idêntica a sua, que tramita na Casa desde fevereiro

Flavia Bemfica

publicidade

Virou motivo de disputa dentro da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o projeto da deputada Any Ortiz (Cidadania) que prevê a extinção da aposentadoria especial para deputados estaduais. Na manhã desta terça-feira, durante a reunião semanal de líderes, quando pediu a publicação do texto, de forma a seguir uma opção mais célere de tramitação para que ele seja incluído na ordem do dia da pauta de votações, a parlamentar foi informada de que a Mesa pretende apresentar proposta com a mesma finalidade. A reunião ficou tensa.

Any manteve o pedido de publicação, que acabou aprovado com o voto em contrário de apenas uma bancada, a do PTB, sigla do presidente da Casa, Luis Augusto Lara. Caso o pedido recebesse a negativa de três bancadas, seria rejeitado. A ‘iniciativa’ da Mesa ocorre após o projeto da deputada ficar em tramitação durante cinco meses na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, onde finalmente foi aprovado na semana passada.

Agora, a deputada aguarda publicação para, na reunião seguinte do colégio de líderes, solicitar a inclusão do texto na ordem do dia. Para conseguir a inclusão, o pedido precisa receber o voto favorável de pelo menos 37 dos 55 parlamentares (neste caso, os líderes representam a totalidade de cadeiras de suas bancadas). Entre deputados, é aguardado também o teor do projeto que a Mesa anunciou que apresentará.

Aliados da deputada receiam por uma manobra na qual os líderes não deem o número de votos necessários para que o projeto dela seja incluído na ordem do dia, optando por fazer andar o projeto anunciado pela Mesa. O objetivo, neste caso, seria fazer com que o Legislativo como um todo ficasse “com os louros” do fim da aposentadoria especial. Nos bastidores, o entendimento é de que parte dos parlamentares quer evitar que a deputada alcance visibilidade ainda maior do que a obtida após ter aprovado outra iniciativa de combate a privilégios: o projeto que extinguiu as pensões vitalícias para ex-governadores. 

No início da tarde, Luis Augusto Lara anunciou que a Mesa Diretora irá protocolar ainda nessa semana um Projeto de Resolução sobre o assunto. Com eventual aprovação, outras matérias sobre o mesmo tema devem ser arquivadas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895