Farsul nega vitória ruralista e crê que Dilma sancionará Código Florestal

Farsul nega vitória ruralista e crê que Dilma sancionará Código Florestal

Entidade avalia que agricultores admitiram imposições suficientes para não festejar 21 alterações favoráveis

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

publicidade

O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, afirmou nesta quinta-feira que os ruralistas "são defensores do meio ambiente, ao contrário do que muitos pensam". Ele acredita que a presidente Dilma Rousseff vai sancionar o Código Florestal, apesar das modificações feitas pela Câmara dos Deputados terem contrariado posições do governo federal. A presidente comunicou que irá analisar possível veto com "serenidade".

A Farsul prefere não festejar as 21 alterações do texto conquistadas por interferência da bancada ruralista. O assessor jurídico Nestor Hein declarou não entender por que algumas manchetes classificavam as alterações uma derrota do governo, já que o agronegócio não sai vitorioso na medida em que admite imposições.

A entidade valorizou mudanças como, por exemplo, a instalação de equipamentos nas áreas de preservação permanente, como poços artesanais e tanques para a atividade da piscicultura; a não exigência de licenciamentos diretos com o Ibama, e a definição de que regras de atividades em áreas de preservação permanentes sejam decididas diretamente no Estado de origem. Sobre a anistia a responsáveis por desmatamentos, o entendimento é de que não pode haver punições diante de autorizações baseadas em legislações anteriores.

Entre os itens suprimidos do texto original do Senado, está o que determinava a disponibilização dos dados do cadastro ambiental rural na Internet. "Esse tipo de material representa o mapa completo de fazendas ou propriedades rurais, que ficaria exposto através de fotografias na internet, fragilizando a segurança e permitindo crimes como abigeato, além de invasões previamente organizadas", justificou o assessor técnico da Farsul, Eduardo Condorelli.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895