Fotos: Registros recuperam momentos do início de abril de 1964 em Porto Alegre
Correio do Povo mostra o antes e depois de locais que foram registrados à época

publicidade
Uma barricada foi colocada nas entradas laterais do Palácio Piratini, na praça da Matriz, em Porto Alegre, naquele dia 1º de abril de 1964, além do reforço policial. A ação foi uma atitude do então governador Ildo Meneghetti em função da possibilidade de uma mobilização junto ao prédio, diante do movimento de golpe iniciado no dia anterior em Minas Gerais contra o presidente João Goulart.
Já em frente à prefeitura ao invés de militares eram os populares que começavam a se concentrar no lugar para protestar, em formato de vigília, a favor da manutenção do presidente no cargo. Difícil imaginar, mas na rua da Praia (atual Andradas) um tanque militar posicionou-se junto à rua Dr. Flores.
Os episódios narrados foram registrados nas edições históricas do Correio do Povo e da Folha da Tarde nos primeiros dias de abril de 1964. Esse período foi marcado por incertezas e foi quando ocorreram as primeiras manifestações no Centro de Porto Alegre contra o regime militar, que viria a durar por mais de duas décadas.